A Acadêmicos do Grande Rio ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro de 2022. A escola da baixada fluminense, que cantou sobre o orixá Exu em seu enredo, levou o campeonato da festa carioca pela primeira vez em sua história.
Fundada em 1988, a escola tem se comprometido mais a cada ano com a festa e focado em enredos mais críticos e sambas que empolgam o público. O desfile, que contou com Paolla Oliveira como rainha de bateria, mostrou a força de Exu e todas as suas nuances durante uma passagem impecável pela Marquês de Sapucaí.
"É da nossa cidade, da nossa comunidade, com muita luta. o sonho da felicidade. Obrigado Caxias, que deu esse presente para nossa cidade. uma luta incesante e conseguimos", disse o presidente da escola, Almir Reis, à Globo.
Arlindinho, que é um dos composidores do samba-enredo, celebrou à emissora: "A desmistificação de Exu, de falar da verdade do povo de Caxias, que é o lugar no Estadocom o maior numero de terreiros de umbanda e candomblé. A verdade não mente. Vai entrar para a história do carnaval. Tenho um samba campeão do carnaval falando de exu, que é meu orixá, do meu povo."
Rainha de Bateria
Em conversa com a imprensa, Paolla Oliveira contou mais dos rituais que fez durante o dia para o desfile da escola. “Pedi proteção e a possibilidade de um desfile em segurança, com todo o respeito. Um desfile com a potência energética de Exu e com a permissão e proteção dele”, contou. A atriz contou com a presença do namorado, Diogo Nogueira, ao seu lado em toda a Sapucaí.
Neste ano, a Grande Rio escolheu como enredo a desmistificação de Exu, mensageiro entre o mundo espiritual e os seres humanos. As fantasias e outros elementos apresentaram um visual mais rústico, com retalhos e materiais recicláveis.
Além de Paolla, outros famosos desfilaram na escola campeã. Gil do Vigor, Camilla de Lucas, Adriana Bombom, Pocah, Mileide Mihaile, Renata Kurten foram alguns que cruzaram a avenida levando o enredo de Duque de Caxias.
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuva