Na rede de saúde pública estadual, os serviços especializados avançam em todas as regiões do Pará. No sudeste do Estado, a Policlínica Lago de Tucuruí oferta, a cada mês, 400 consultas médicas no Serviço de Endocrinologia. A especialidade, além de diagnosticar e tratar doenças relacionadas à obesidade, trata enfermidades progressivas, como o diabetes, uma das principais demandas da unidade.
A doença, que a cada ano avança no mundo, já se tornou um problema de saúde pública. Por isso, 14 de novembro é uma data mundial de conscientização sobre essa enfermidade. Segundo o Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), apenas no Brasil 21,5 milhões de pessoas serão diagnosticadas com a doença até 2030.
Policlínica Lago de Tucuruí oferece consultas e exames gratuitos
Causas- Médico assistente do Serviço de Endocrinologia da Poli de Tucuruí, Roberto Borges Júnior informa que a obesidade e o sobrepeso são alguns dos fatores que levam à doença. “Essas são as principais causas de diabetes tipo 2, associado a fatores hereditários. A causa se baseia, principalmente, pela síndrome de resistência à insulina seguida de possível falência pancreática”, alerta o especialista.
Segundo o médico, os principais tratamentos para o diabetes são as insulinas, análogos de GLP-1, sulfonilureas, inibidores de DPP-4, metformina, atividades físicas, dieta e mudança no estilo de vida. “Hábitos alimentares adequados, exercícios físicos, uma boa saúde mental e visitas periódicas ao seu médico são formas de prevenir a doença”, ressalta Roberto Borges Júnior.
Tipos- A diretora Técnica da unidade, Camylla Rocha, explica que o diabetes é uma doença crônica, que afeta a maneira como o corpo processa a glicose (açúcar no sangue), fonte principal de energia para as células.
A doença é classificada em três tipos principais. “O diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. É mais comum em crianças e jovens, mas pode surgir em qualquer idade. Esse tipo de diabetes exige administração constante de insulina, já que o organismo não a produz naturalmente”, diz a médica.
Já o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum, e geralmente está relacionado ao estilo de vida, incluindo alimentação inadequada e sedentarismo. “Ocorre quando o corpo não consegue usar a insulina de forma eficaz. Normalmente, afeta adultos acima de 40 anos, mas vem sendo diagnosticado em pessoas mais jovens devido ao aumento do sobrepeso e da obesidade”, acrescenta Camylla Rocha.
A diretora também cita o diabetes gestacional, o qual ocorre durante a gravidez e aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 no futuro, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Esse tipo geralmente desaparece após o parto, mas requer acompanhamento rigoroso durante a gestação”, informa.
Suporte- Gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), a Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Para suporte ao diagnóstico e acompanhamento de agravos e complicações relacionados ao diabetes, o Governo do Pará disponibiliza, através da Poli de Tucuruí, consultas em endocrinologia e em outras especialidades, como oftalmologia, cardiologia, neurologia, nefrologia e cirurgia vascular, além de hemodiálise e suportes nutricionais, psicossocial e exames laboratoriais e de imagem, de rotina e complementares”, enfatiza a diretora.
Texto: Roberta Paraense -Ascom/Policlínica
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas