Sunday, 21 de July de 2024 16:15
94992727888
Pará SAÚDE

Policlínica de Tucuruí registra quase 600 mil atendimentos em 2 anos e qualifica saúde pública

Além de consultas especializadas e exames, a unidade do governo do Estado tem o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo e clínica de...

02/07/2024 21h57 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Entre à população pelo governo do Pará em junho de 2022, a Policlínica Lago de Tucuruí vem transformando a oferta de serviço público de saúde no sudeste paraense. Maria Antônia da Silva, 70 anos, precisa de sessões de hemodiálise três vezes por semana. Para fazer o tratamento, ela passou a residir no município vizinho, Marabá, já que suas condições clínicas não permitem constantes deslocamentos. Um problema solucionado há quase dois anos, quando ela voltou para casa, e na sua cidade, continua a terapia renal com comodidade e segurança.

Maria Antônia começou a fazer o tratamento na Policlínica Lago de Tucuruí em outubro de 2022, o que reduziu o impacto dos desafios que enfrenta como paciente renal. “Quando fiquei sabendo da oferta do serviço aqui em Tucuruí fiz logo a solicitação da transferência, e fiquei muito feliz por ser aceita, voltar para minha casa e, principalmente, ficar próximo à minha família. Sou bem acolhida, o ambiente é confortável e seguro. Estou feliz”, disse a usuária.

Assim como Maria, milhares de pessoas já foram beneficiadas ao longo do funcionamento da unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (Issaa) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Já são quase 600 mil atendimentos, que beneficiaram a população local e do entorno da Região de Integração Lago de Tucuruí. Desse volume de procedimentos constam, de junho de 2022 até o final de abril deste ano, 66.955 consultas médicas e 20.478 consultas não médicas - com enfermeiros e assistentes sociais, por exemplo.

Também neste período, o serviço de diagnóstico entregou 319.182 exames de imagem e laboratoriais, e foram realizadas 10.689 sessões na clínica de hemodiálise, além de 116.419 atendimentos pela equipe multiprofissional e 374 cirurgias de pequeno porte.

Infraestrutura -O diretor Executivo da unidade, Sérgio Félix, ressalta que há capacidade para até 9 mil atendimentos por mês. “Temos uma infraestrutura de 30 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial e o Natea”, informa.

O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), anexo à unidade, contabiliza no mesmo período 34.705 atendimentos. Marluce Moura, mãe de Eloá Sophia, uma das usuárias, garante que o Núcleo representa uma evolução no quadro da filha. “Em quase dois anos de terapia aqui no Natea, ela está interagindo com outras crianças. Antes, ela tinha medo, e hoje se envolve nas brincadeiras. E isso é um resultado muito significativo, pois foi difícil chegar até aqui”, conta Marluce.

Demanda -A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, destaca que a entrega da unidade, no dia 25 de junho de 2022, marcou a transformação no cenário da saúde pública do município e da região. “A unidade é um equipamento fantástico, que garante à população da região um polo de qualidade no atendimento, trazendo hemodiálise, que é uma articulação da sociedade civil, há tempos. Com a Poli, os pacientes renais crônicos não precisam mais se deslocar para Belém ou Marabá e, ficam próximos às suas famílias durante o tratamento”, reforça a titular da Sespa.

Serviço:

A Policlínica Lago de Tucuruí atende usuários de sete municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A unidade é totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo