Monday, 17 de June de 2024 00:29
94992727888
Polícia TUCURUÍ

Acidente com ônibus do IFPA em Tucuruí: sobreviventes relatam à PC problemas no freio do automóvel

O incidente com o ônibus, que transportava 40 passageiros, resultou na morte de um aluno e três servidores da instituição

28/05/2024 06h50 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: O Liberal
Testemunhas que presenciaram o acidente informaram às autoridades de segurança que um veículo teria colidido com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuru (Foto: reprodução @christianemanoel)
Testemunhas que presenciaram o acidente informaram às autoridades de segurança que um veículo teria colidido com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuru (Foto: reprodução @christianemanoel)

 

Sobreviventes da colisão do ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste do Pará, registrada no último domingo (26), relataram à polícia que o automóvel apresentou problemas no freio antes da tragédia acontecer. O sinistro com o veículo, que transportava 40 passageiros para os Jogos dos Institutos Federais (JIF 2024), resultou na morte de um aluno e três servidores da instituição. A Polícia Civil investiga o caso.

Em um dos relatos à PC, um adolescente de 15 anos contou que deixou Vigia, nordeste do Estado, na madrugada de domingo (26), com destino a Santa Isabel do Pará, onde embarcou no ônibus.

O jovem contou que, durante a viagem, o motorista apresentava dificuldades em “acionar os freios”, principalmente quando o automóvel se aproximava de lombada, momentos em que “passava em velocidades acima do ideal”. A primeira falha teria acontecido em Moju, assim que o ônibus pulou uma lombada. Os demais passageiros, conforme o relato do estudante, teriam percebido o suposto problema no sistema de frenagem.

Os viajantes pararam para se hidratar, assim que se aproximaram da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Depois disso, o ônibus seguiu viagem e teria pulado uma lombada uns metros à frente. Os passageiros teriam pedido ao motorista que reduzisse a velocidade ao passar nas lombadas.

Em um declive, o ônibus saltou uma segunda lombada na sequência. O jovem alegou às autoridades que, naquele momento, percebeu a possibilidade de um acidente e, por isso, decidiu se abrigar atrás de uma poltrona. Ele disse que se lembra dos gritos e de ajudar algumas pessoas a saírem do ônibus.

Um outro garoto de 16 anos também afirmou que o veículo apresentava problemas nos freios. Depois que a colisão aconteceu, ele ficou "atordoado até a chegada do Samu" (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que o socorreu e levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 22h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
0.76 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (19/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado