Monday, 17 de June de 2024 01:05
94992727888
Pará PROBLEMAS MECÂNICOS?

Alunos relatam problema nos freios em acidente em Tucuruí

Em depoimento à Polícia Civil, alguns passageiros disseram que motorista não conseguia frear para passar por lombadas

28/05/2024 06h47
Por: Redação Fonte: DOL
Ônibus do IFPA colidiu contra muro das eclusas de Usina de Tucuruí e resultou na morte de quatro pessoas | Reprodução
Ônibus do IFPA colidiu contra muro das eclusas de Usina de Tucuruí e resultou na morte de quatro pessoas | Reprodução

Um possível problema no sistema de frenagem, citados por sobreviventes à Polícia Civil (PC), teria sido o motivo do acidente com o ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), que colidiu contra o muro das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que fica no sudeste do Estado. A colisão resultou na morte de quatro pessoas, no último domingo (26), dos 40 passageiros que estavam no veículo.

Segundo relatos de alguns passageiros à Polícia Civil (PC), as dificuldades apresentadas pelo sistema de frenagens foram observadas no município de Moju, quando o motorista não conseguia reduzir a velocidade para passar pelas lombadas.

A situação se repetiu ao longo da viagem e, assim foi até a cidade de Tucuruí, momentos antes do acidente, ao que os alunos e servidores que sobreviveram relataram em depoimento à PC que, por conta disso, previram a possibilidade do acidente e procuram se proteger.

Apesar dos relatos, ainda não é possível dizer que a causa do acidente teria sido pelo suposto problema nos freios do ônibus do IFPA, que levava alunos e servidores para participarem dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF 2024), em Tucuruí.

REVISÃO

O relato dos alunos é refutado pelo IFPA, que em nota à imprensa afirmou que o ônibus estava apto para viajar, porque havia passado por revisão e prevenção, entre os dias 9 a 12 de abril, em que o sistema de freios, filtro de óleo, filtro de combustível, revisão dos pneus e serviços no sistema de ar-condicionado receberam atenção.

No entanto, o veículo irá passar por análise técnica pelos peritos criminais do setor de Gerência de Perícia Veicular, da Polícia Científica do Pará (PCEPA), que foram acionados pela PC, ainda nesta semana que poderá apontar se o veículo apresentou ou não problemas mecânicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 22h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
0.76 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (19/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado