Saturday, 25 de May de 2024 01:44
94992727888
Cidades INFRAESTRUTURA...

Nova Orla de Tucuruí é referência para lazer, cultura e turismo na região

Obra do governo estadual é parceria da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e a prefeitura municipal de Tucuruí no sudeste paraense

16/05/2024 06h40 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O governo do Estado vai entregar, na sexta-feira (17), a Nova Orla de Tucuruí. Com 1.356,91 metros quadrados (m²), o aparelho público já é referência em lazer e cultura, fomentando o turismo e gerando renda na Região de Integração do Lago de Tucuruí.

Moradora de Tucuruí, Benedita Lima, de 68 anos, lembra de quando se mudou para o município nos anos de 1970, utilizando o espaço, agora totalmente reconstruído, para momentos de lazer com a família.

“Aqui, há muitos anos, era só lama. Depois fizeram esse cais, mas não existia a orla. Antes não tinha onde os turistas frequentarem e hoje está muito bonito. Sempre esperai uma obra dessa. Para a minha família é muito importante ter um lugar para passear”, comemorou Benedita.

A obra, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) e a Prefeitura, ofertou mais de 110 empregos diretos para a Região. Os trabalhos foram divididos em 3 trechos: neste momento serão entregues os trechos 1 e 3. O trecho 2 foi entregue pelo Governo do Pará à população em dezembro de 2022.

A Nova Orla de Tucuruí recebeu os serviços de paisagismo, terraplenagem, drenagem, calçada, calçadão com acessibilidade, áreas de estacionamento, pavimentação e sinalização da rua Getúlio Vargas.

Lazer e geração de renda- Na Praça do Tucunaré, a população vai contar com restaurante, mirantes para contemplação, anfiteatro, playground para crianças, quiosques, equipamentos urbanos, Monumento da Locomotiva – que remete à história do município -, e um lago com a construção de um peixe que dá nome ao espaço.

Benedita Lima também falou da relevância do aparelho público para a economia local. “Tem que ter lugares para os turistas frequentarem. Antes não vinha ninguém. Se a pessoa fosse para a beira de rio era só para ver lama. Olhava e ia embora”, frisou.

Para a segurança e proteção dos frequentadores, toda a extensão da orla recebeu guarda-corpo em perfil metálico e estrutura metálica tubular em aço, iluminação com postes em estrutura metálica e luminárias de LED.

Localizado no núcleo urbano de Tucuruí, sendo o mesmo um dos principais pontos destinados às atividades coletivas e recreativas, a reconstrução do local visou melhorar a estrutura para atender os frequentadores e turistas.

“Além de ter gerado empregos diretos para os trabalhadores de Tucuruí, a Nova Orla do município representa mais um espaço de lazer e cultura disponibilizado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura. A obra deixa a cidade mais bonita para a população e cria condições para o turismo. O governador Helder Barbalho segue incentivando o desenvolvimento do Pará através de obras como essa”, disse o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Texto com colaboração de Lucas Freitas / Ascom Seop

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 01h02
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

23° Sensação
0.94 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)

Mín. 22° Máx. 32°

Tempo nublado
Amanhã (27/05)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas