Segunda, 29 de Abril de 2024 19:51
94992727888
Pará MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio fortalece a gestão integrada das Unidades de Conservação no Lago de Tucuruí

A 1ª Reunião Ordinário de 2024 dos Conselhos Gestores serviu como um espaço para o diálogo e a construção de soluções conjuntas

16/04/2024 10h08 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: GRTUC/IDEFLOR-Bio/Divulgação
Crédito: GRTUC/IDEFLOR-Bio/Divulgação

Representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e demais convidados participaram, na última sexta-feira (12), da 1ª Reunião Ordinário de 2024 dos Conselhos Gestores do Mosaico Lago de Tucuruí. O encontro discutiu temas importantes para a gestão integrada das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) na região.

Dividida em cinco blocos temáticos, a programação abordou desde informes da Presidência e da Secretaria, até a deliberação sobre demandas e encaminhamentos. Na ocasião, também foram apresentadas e avaliadas as ações do Plano de Manejo, além de discutidos os principais desafios enfrentados na gestão das UCs, com o intuito de encontrar soluções eficazes e colaborativas.

A gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, Keylah Borges, destacou a importância da reunião como espaço para o diálogo e a construção de soluções conjuntas. Segundo ela, as deliberações e encaminhamentos realizados durante o encontro contribuirão significativamente para o aprimoramento da gestão das UCs.

“A presença desses representantes demonstrou o engajamento e a colaboração de diferentes setores na gestão integrada do Mosaico Lago de Tucuruí. A diversidade de perspectivas e experiências enriqueceu os debates e contribuiu para a construção de soluções mais abrangentes e eficazes para os desafios enfrentados na conservação das nossas UCs”, ressaltou Keylah Borges.

Diálogo -Ao longo da programação, foram discutidos os principais desafios enfrentados na gestão das UCs, bem como estratégias inovadoras para superá-los. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes proporcionou um ambiente propício para o debate e a busca por soluções que promovam a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Diversas demandas também foram apresentadas pelos conselheiros e convidados durante a reunião, com o objetivo de fortalecer a efetividade da gestão do Mosaico. A discussão dessas demandas resultou em encaminhamentos concretos e ações que visam aprimorar as políticas e práticas de conservação das UCs, garantindo a proteção da biodiversidade e o uso consciente dos recursos naturais.

“O comprometimento dos participantes em buscar soluções conjuntas e inovadoras para a gestão das UCs reflete a importância atribuída à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região. As discussões e deliberações realizadas durante o encontro contribuirão significativamente para a melhoria da gestão das áreas protegidas, fortalecendo a proteção do patrimônio natural e cultural da região”, concluiu Keylah Borges.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h02
30°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 31°

36° Sensação
0 km/h Vento
74% Umidade do ar
88% (0.5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuvas esparsas