Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 18:32
94992727888
Brasil REXPA

Campanha contra importunação é reforçada durante clássico do futebol paraense

Neste domingo (4), durante o jogo entre Remo e Paysandu, no Mangueirão, equipes das forças de segurança distribuíram material educativo ao público

04/02/2024 21h06 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A campanha contra a importunação sexual nos estádios, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), em conjunto com as polícias Civil e Militar, segue sendo realizada em partidas do Campeonato Paraense. Neste domingo (4), durante o clássico entre Remo e Paysandu, no estádio do Mangueirão, equipes das forças de segurança realizaram orientação e distribuíram material educativo ao público.

Lançada no dia 20 de janeiro, na abertura do campeonato, a campanha nasceu com o objetivo de garantir a participação efetiva das mulheres e do público LGBTQIA+ nos estádios. A campanha busca a conscientização da população acerca da necessidade de mudança cultural no sentido de que todas as pessoas merecem respeito e que a liberdade nas roupas ou no comportamento, não pode ser confundida com um convite ao assédio.

A iniciativa promove ações preventivas, educativas e, se necessário, repressivas, para enfrentamento ao crime de importunação sexual, com a presença de equipes especializadas no combate à violência.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a prevenção através da conscientização aliada à repressão tem sido a estratégia da segurança pública.

“Com o apoio das polícias serão realizadas ações preventivas, educativas e, se necessário, repressivas, para enfrentamento ao crime de importunação sexual, com a presença de equipes especializadas no combate à violência. A expectativa é que, por meio do trabalho de conscientização, aconteça uma redução desses crimes não apenas nos locais onde os jogos são realizados; mas, também em outros espaços”, salientou.

Quem esteve presente elogiou a proposta, como foi o caso da advogada, Ana Paula Souza, que viu nas ações de combate à importunação sexual nos estádios um grande avanço nas políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente às torcedoras, uma vez que os estádios de futebol sempre foram um ambiente majoritariamente masculino e, de certa forma, hostil ao público feminino.

“Através dessas ações, nós nos sentimos seguras o suficiente para torcer por nossos times, sem a preocupação de assédio ou importunação. Além disso, essas ações também ajudam na conscientização dos torcedores contra essas práticas, bem como corroboram os sentimentos de união e empatia entre os torcedores”, disse.

Ação educativa e repressiva –Antes do início da partida foram distribuídos materiais educativos com orientações ao público. Além disso, reforçada a divulgação dos canais de denúncia e da atuação dos órgãos de segurança na repressão à prática da importunação sexual, crime previsto pela Lei nº 13.718/2018.

Para o coordenador de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da Segup, tenente-coronel Celton de Jesus, a campanha vem trabalhando de forma integrada aliando a prevenção e repressão qualificada. “É bom ressaltar que estamos com a campanha alguns anos. As mulheres e pessoas LGBTQIAP+ são as maiores vítimas, mas qualquer pessoa pode sofrer importunação, e por isso vamos estar presentes na orientação para todos, pontuando do que se trata o crime de importunação e como denunciar”, informou.

No estádio Mangueirão, além da equipe que fará a ação educativa, houve a presença de agentes aptos para atuar repressivamente em situações de flagrante detectadas no local. Os agentes tiveram apoio da viatura rosa, empregada no Programa Pró-Mulher Pará, voltadas exclusivamente ao combate aos crimes cometidos contra a mulher. Além disso, a Delegacia do Torcedor, instalada no Estádio do Mangueirão, também estava preparada para receber as ocorrências geradas a partir da importunação.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 16h04
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

33° Sensação
0 km/h Vento
74% Umidade do ar
92% (5.48mm) Chance de chuva
Amanhã (24/02)

Mín. 22° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (25/02)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuvas esparsas