Parte integrante da equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, a Psicologia Hospitalar contribui para uma abordagem mais abrangente e humanizada na prestação de cuidados em saúde, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos emocionais e psicológicos do paciente e de seus familiares.
A administração do HRPM , compreendendo a importância do acompanhamento psicológico aos usuários, em 2023 promoveu mais de 4.400 atendimentos nessa área. Equipe multiprofissional do HRPM, incluindo as psicólogas Joliane Cruz e Maira Cecyanne Costa
Joliane Cruz, psicóloga da unidade, explica que o papel da Psicologia no ambiente hospitalar é amplo, e consiste, sobretudo, no suporte ao usuário e seus familiares no processo de adoecimento, visando minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização e potencializar a capacidade de enfrentamento às adversidades.
“Deve-se entender que enfrentar uma doença vai além do tratamento da patologia em si, visto que o adoecimento muda a rotina do indivíduo e de sua rede de apoio. A principal ferramenta de trabalho é a escuta, acolhendo o sofrimento e enxergando o paciente, além desse processo de saúde-doença. Dessa forma, a Psicologia Hospitalar caracteriza-se como um atendimento único e humanizado, sendo de grande contribuição para a recuperação dos pacientes e sua qualidade de vida, e de seus familiares, considerando suas particularidades”, informa a profissional.
Ela acrescenta que em unidades hospitalares o psicólogo pode atuar em diversos setores, como: ambulatórios, urgência/emergência, unidades de internação, unidades de terapia intensiva (UTIs) e hemodiálise. Dentre suas funções, destacam-se o acolhimento e suporte emocional aos pacientes e seus familiares; identificação de possíveis dificuldades no tratamento e dos recursos de enfrentamento da situação; preparação psicológica para cirurgias; auxílio no cuidado integral do paciente e no processo de cuidados paliativos; preparação psicológica para a alta hospitalar; psicoeducação sobre temáticas relacionadas ao processo de adoecimento ou dúvidas do paciente e seus familiares; intervenções multidisciplinares (de acordo com a demanda) e encaminhamento para outros profissionais.
Maira Cecyanne Costa e a usuária Odineia da Silva: apoio na gestação de riscoAprovação– Odineia da Silva, 32 anos, foi acompanhada no serviço de pré-natal com cuidados especiais, e recebeu apoio da equipe de Psicologia durante sua internação em dezembro devido ao risco de parto prematuro. Além disso, também foi acompanhada pelo serviço no puerpério, em janeiro deste ano.
“O acompanhamento da Psicologia Hospitalar foi muito importante nesse período, principalmente porque passei por momentos difíceis na minha gestação. Ter um profissional para compartilhar as angústias e nos acolher ajuda muito! Melhora a força para continuar o tratamento. Nem tudo conseguimos contar para a nossa família, e ter um psicólogo para escutar tira um pouco do peso das dúvidas e dificuldades. Hoje, meu filho está bem, com saúde, e me sinto aliviada e mais forte para continuar”, conta a paciente.
Janeiro Branco- O Hospital Regional do Marajó aderiu ao "Janeiro Branco", campanha nacional executada por unidades do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), cujo tema é “Cuidar da mente é cuidar da vida”. O objetivo é garantir que todos tenham acesso aos cuidados com a saúde mental.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O HRPM fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Ascom HRPM
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsas