A fim de debater ações de planejamento, desenvolvimento de gestão pública e desafios das políticas públicas de planejamento no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais (Conseplan) promove o 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, no Rio de Janeiro.
A secretária de Estado de planejamento e administração, Elieth Braga, juntamente com técnicos da secretaria estiveram presentes no evento que discute gestão de resultados, governanças de investimentos públicos e inovação nos Estados.
“Um encontro essencial para discutir a importância da avaliação dos impactos nas políticas estaduais, além da governança de investimentos públicos e inovação nos Estados. No Pará, trabalhamos fortemente a gestão pública por resultados, é engrandecedor poder compartilhar experiências para que possamos melhorar cada vez mais nossas políticas públicas. É indispensável a participação da Seplad em eventos como este, pois é enriquecedor a troca de conhecimentos para melhorar cada dia mais a gestão pública no Estado do Pará", enfatizou a titular da Seplad.
No encontro, foram realizados debates ligados à gestão pública orçamentária e financeira dos Estados. Reunidos sob a coordenação do presidente do Conseplan e Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco, Fabrício Marques, os gestores dialogam sobre temas prioritários, como “Plano Plurianual e Fundos de Desenvolvimento Regional”, “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Controle de Gasto” e “Governo como plataforma: um instrumento de desenvolvimento econômico e inovação pública”, além de “Orçamento e o Controle de Gastos”.
O Fórum segue até amanhã (14) com debates sobre desafios do atual regime de governança orçamentária no Brasil, apresentação do Plano de Trabalho para 2023 e criação dos Grupo de Trabalhos.
O Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. Entre seus objetivos estão funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participar da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público; propor e contribuir para a eficiência na condução das políticas públicas, entre outros.
Grupo de Trabalho de Investimentos Estratégicos
Na quarta-feira (12), a Seplad também esteve presente na criação do Grupo de Trabalho de Investimentos Estratégicos do Conseplan, que tem como tema principal a governança de investimentos públicos. O GT trabalha na busca de elevar a capacidade dos estados em construir planos de investimentos de longo prazo e procurar fontes de financiamento que facilitem a sua execução, garantindo desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do país.
“É muito importante a participação do Pará no Grupo de Trabalho de Investimentos Estratégicos, que foi idealizado pensando na infraestrutura do nosso país e na sua baixa capacidade de alocação de recursos de investimentos em projetos estratégicos. Dessa forma, estamos discutindo e trocando experiências focados em superar os nossos desafios como Estado e também os do Brasil, trabalhando em governanças de investimentos públicos e captação de recursos, formatando de maneira coletiva à agenda de investimentos estratégicos para os governos estaduais”, explicou a secretária adjunta de recursos especiais da Sepla, Luiza Tuma.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas