Aos 11 anos, Isabelly Laiane Sousa Ferreira vivenciou a saborosa experiência de ser uma pizzaiola por um dia. Nesta segunda-feira (10), Isabelly e outros pacientes internados na clínica pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará, participaram de uma ação de educação alimentar, alusiva ao Dia Mundial da Pizza, comemorado hoje. “Gostei muito, achei muito divertido. Nunca pensei que eu ia fazer uma pizza tão gostosa quanto ficou a minha. Agora eu já sei”, disse a menina.
Além das crianças, mães e pais foram convidados a botar a mão na massa e aprender a montar e preparar um alimento que é quase unanimidade mundial. As nutricionistas da unidade aproveitaram a iniciativa para orientar os participantes no manejo adequado dos ingredientes. A ação ocorreu no refeitório do HRBA, unidade de saúde que pertence ao Governo do Pará, administrada pelo Instituto Mais Saúde.
Os participantes receberam certificados da oficina“Fizemos a ação com pacientes que podem consumir a pizza, sem restrição alimentar. A oficina foi importante por essa prática de manuseio dos alimentos, das crianças e pais, até para integrá-los. Esse momento da pizza acaba quebrando a rotina hospitalar e colocando um sorriso no rosto dos pequenos. Foi bonito de ver”, destacou a nutricionista Renata Rios.
Janiana Pedroso de Oliveira e o filho, Juliano Pedroso Campinas, 5 anos, também aprovaram o momento diferente proporcionado pela equipe do Hospital. “É legal esse momento. A gente nunca tinha feito. É um momento gratificante para as crianças e para gente também, como mãe, para acompanhar. Eu provei, e as pizzas ficaram muito boas”, afirmou a mãe de Juliano.
Após o momento ?mão na massa?, a merecida degustaçãoDegustação e lazer- Depois de montadas, as pizzas foram assadas na cozinha do Hospital, pelas funcionárias do setor, e depois levadas para a degustação pelos pacientes e acompanhantes. Cada participante ainda ganhou certificado da oficina alusiva ao Dia da Pizza.
O objetivo foi envolver acompanhantes e as crianças em um momento de descontração, levando-os da enfermaria para o refeitório. “Proporcionar um dia diferente para essas crianças, para essas famílias. Esta ação faz com que mães, pais e filhos estejam juntos montando e preparando uma pizza, vivendo um período de descontração, que é muito importante na recuperação daquele paciente. Isso faz parte da nossa assistência humanizada, que visa ao bem-estar dos nossos usuários, e traz muitos benefícios a todos os participantes”, ressaltou o diretor-geral do HRBA, Rodrigo Vieira.
Serviço:O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Ascom/HRBA
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva