As viagens de familiarização de destino, conhecidas como "famtour", são uma forma de promoção com o objetivo de encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino, para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente. Durante a 11° edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), em Belém, operadores de turismo e agentes de viagem locais, regionais, nacionais participam de uma imersão para desbravar Belém e os encantos da capital paraense.
Na programação, que começou com um jantar aos participantes na quarta-feira (14), estão previstos City Tour em Belém, visitando a feira e mercados do Ver-o-Peso (mercado de peixe e
de carne), Complexo Feliz Lusitânia (Catedral, Forte do Presépio, Igreja de Santo Alexandre e Casa das Onze Janelas), além de visitas ao Mangal das Garças, Portal da Amazônia e Complexo São José Liberto. Na FITA, os operadores participam de uma rodada de negócios para apresentarem seus produtos.
O objetivo do Famtour, durante a FITA, é aumentar a oferta de produtos ou roteiros turísticos das regiões do Guajará e Campos do Marajó no portfólio de operadoras de viagens nacionais ou internacionais especializadas nos segmentos de turismo de eventos, turismo de pesca esportiva e turismo de lazer buscando aumentar e consolidar o fluxo de visitantes ao destino Pará.
"Também pretendemos tornar Belém e ilhas um destino desejado para o público amante de natureza e cultura autêntica, aumentar a realização de eventos técnicos e científicos, tornar o Pará um destino de turismo sustentável já que seremos sede da COP 30, além de incentivar a articulação entre fornecedores de serviços e equipamentos turísticos locais e as operadoras consolidadoras de turismo nacional e internacional", pontuou o secretário Eduardo Costa.
Ainda no planejamento, está previsto o passeio fluvial "Cheiros e Sabores", percorrendo o rio Guamá, com vista da orla sul de Belém, além de visita a Ilha do Combu, considerada a 1ª Galeria Fluvial da Amazônia, feita por grafiteiros de várias partes do Brasil em um mutirão de arte e cultura, projeto do artista Sebastião Tapajós Jr. Após o trajeto, também haverá visita à Casa do Chocolate, feito com chocolate orgânico por produtores locais, além de visita à APA (Área de Preservação Ambiental) da Ilha do Combu e visita à comunidade de Boa Vista do Acará.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas