“A gente que não tem condições de dar 10, 15 reais em uma comida, e aí vem pra cá. A comida é boa, feita na hora, e somos todos tratados bem. Eu gosto daqui!”, conta João Bosco, 60 anos, frequentador do restaurante Prato Popular há mais de dez anos. O local, que completou 17 anos em 1º de junho, oferece diariamente refeições saudáveis e por um valor acessível: R$ 2,00.
O equipamento socioassistencial é mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Companhia Paraense de Refrigerantes (Compar). A Seaster, via Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), garante ações no âmbito da alimentação e nutrição voltadas especialmente à parcela da população que está em situação de vulnerabilidade social.
“O Restaurante Prato Popular, em geral, atende pessoas em vulnerabilidade e trabalhadores do entorno do espaço, principalmente os feirantes. São 300 refeições disponibilizadas diariamente, por um preço muito acessível”, ressalta a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa.
O espaço é um alento àqueles que enfrentam crise financeira, sofrendo com maior intensidade os impactos da alta nos preços dos alimentos.
Rosângela do Socorro, 56 anos, vendedora ambulante, aproveita a oportunidade de fazer as refeições de forma prática e econômica. “Eu trabalho aqui em frente, sou vendedora de roupas de brechó. Como moro longe, pra não ter que ir em casa nos dias de semana eu como aqui. Eu não tenho carteira assinada, não tenho dinheiro fixo. Então acho bom e com preço acessível. A comida é boa, e eu recomendo, sim, para as outras pessoas”, diz a trabalhadora.
O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, reforça que os equipamentos socioassistenciais permitem ao governo do Estado garantir o acesso a diversos serviços, promovendo cidadania e bem-estar. "Nós trabalhamos com o público mais vulnerável, aqueles que, muita das vezes, são tratados como invisíveis ou não têm seus direitos garantidos. A nossa gestão procura atender a todos, em especial àqueles que estão na ponta. Por isso, a manutenção do restaurante é fundamental. Durante todo o ano de 2020 nós mantemos o funcionamento do local, o que garantiu a distribuição de aproximadamente 70 mil refeições aos feirantes, aos comerciantes e até mesmo a pessoas em situação de rua”, informa o secretário.
Serviço:O Restaurante Prato Popular fica localizado na Rua Prainha, nº 215, Entroncamento, e funciona das 08 h às 13 h. Os tickets são vendidos desde a abertura. As refeições são distribuídas entre 12 h e 13 h, de segunda-feira a sexta-feira.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas