Quinta, 28 de Março de 2024 21:42
94992727888
Geral SAÚDE

Hospital do Baixo Amazonas tem parque tecnológico com mais de 3 mil equipamentos

Engenharia clínica da unidade hospitalar, em Santarém, aprimora os procedimentos prestados a pacientes na região oeste estadual

07/06/2023 07h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, tem um setor de engenharia clínica responsável pela manutenção do parque tecnológico da unidade, o que garante o bom funcionamento dos equipamentos disponibilizados para os pacientes.

“A nossa missão no HRBA é garantir a confiabilidade dos equipamentos para um atendimento seguro aos pacientes. Seja na execução das nossas manutenções corretivas até a validação dos nossos cronogramas de calibração e manutenção. Os pacientes são os nossos clientes finais e precisamos garantir a qualidade do serviço que é prestado a eles “, explicou o supervisor de engenharia clínica do Regional, Heleson Guimarães Alho.

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste paraense, o HRBA, que pertence ao Governo do Estado do Pará, disponibiliza um parque tecnológico com 3.096 equipamentos de atendimento em saúde, entre aparelhos de hemodinâmica, ressonância magnética, raio-X, braquiterapia, etc..

O setor de engenharia clínica conta com cinco colaboradores: um supervisor, uma auxiliar e três técnicos. Eles são responsáveis em montar e cumprir o Plano de Gerenciamento de Tecnologia em Saúde (PGTS), que determina os cronogramas de calibrações e manutenções dos equipamentos, de acordo com a criticidade de cada um.

“Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 509 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo estabelecimento assistencial de saúde deve elaborar e implantar o PGTS, com componentes que vão desde o inventário até a desativação e descarte dos equipamentos. Hoje, no HRBA, o nosso serviço inicia com as manutenções corretivas e preventivas e vai até as calibrações, qualificações e ensaio de segurança elétrica”, destacou o supervisor do setor.

Diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza enfatiza que a permanente manutenção e avaliação no parque tecnológico da unidade são fundamentais para que os pacientes tenham excelência nos serviços no Regional de Santarém. “Fazemos periodicamente essas análises e os reparos necessários, para que os equipamentos estejam sempre prontos para atender nossos pacientes. Contamos com uma equipe qualificada que cuida dessa parte e garante o bom funcionamento dos aparelhos, pensando sempre no melhor atendimento aos usuários do HRBA”.

Serviço

O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom HRBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 20h02
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

25° Sensação
0.35 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva