Na noite de segunda-feira (05), a prefeita, juntamente com o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Antônio Carlos da Silva Ribeiro, reuniram com a imprensa de Canaã e região e com grupos juninos da cidade para o lançamento do evento de 2023. O encontro aconteceu na sede do Núcleo de Iniciação Cultural (NIC).
“É uma festa que movimenta, que aquece a nossa economia local, é uma festa que faz parte da nossa segunda matriz econômica que é o turismo de eventos. Nós temos que desenvolver e trabalhar o turismo. O Canaã Cidade Junina faz parte dessa história, vai ser um marco na nossa Canaã dos Carajás. A nossa expectativa é atrair cerca de 300 mil pessoas para circular durante esses 16 dias de evento, ano passado foram 200 mil pessoas.” Destacou Josemira Gadelha, e prosseguiu “Dizer para vocês que a Canaã Cidade Junina ficou marcada no coração de cada um que foi naquela festa, que assistiu às apresentações juninas, aquele que brincou também, aquele que trabalhou na festa, o empresário que esteve lá vendendo seu algodão-doce, a pipoca, o artista que veio se apresentar. A Canaã Cidade Junina é o berço da cultura em Canaã dos Carajás.” finalizou.
O diretor da Funcel Antônio Carlos afirmou que esse ano, o Canaã Cidade Junina vem tão forte quanto a primeira edição, e serão realizados 17 dias de festa. “OS nossos artistas juninos mostrarão seu talento, nossos artistas estarão ali, colocando dentro daquele Quadrilhodómo tudo que eles treinaram durante 10 meses ou mais. A nossa Cidade esse ano, ocupará um espaço grandioso”. Declarou.
O evento deste ano contará com uma área de aproximadamente de 40 mil m2; e a expectativa de movimentar de 8 a 10 milhões de reais no comércio e dentro do Canaã Cidade Junina;
Cerca de 300 mil pessoas passarão pela cidade junina nos 17 dias de eventos;
Entre quadrilhas e grupos juninos municipais, estaduais e nacionais ultrapassaremos 10 mil brincantes;
O evento está marcado para acontecer entre os dias 24 de junho a 09 de julho e está com inscrições abertas para os quadrilheiros juninos que desejam participar. O objetivo principal do Festival é promover a cultura nordestina e valorizar as tradições locais. O evento contará com apresentações repletas de música, dança e cores vibrantes, trazidas pelos quadrilheiros da nossa região, estado e país.
Um dos grandes destaques deste ano é o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que busca premiar as melhores apresentações e celebrar a diversidade cultural. Além disso, haverá o concurso nacional de noivos, rainha da diversidade e rainha junina, onde serão escolhidas personalidades que representem a inclusão e a multiplicidade de identidades presentes na sociedade. Também será realizado o Concurso de músicos locais, proporcionando uma oportunidade única para talentos da região mostrarem seu trabalho.
As inscrições para participar do Festival estão abertas e vão até o dia 13 de junho.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas