Quinta, 18 de Abril de 2024 21:20
Geral QUALIDADE SANITÁRIA

Governo do Estado entrega em Redenção novo escritório regional da Adepará

Durante a 26ª Expo Polo Carajás, o maior evento do setor agropecuário do Sul do Pará, o governador Helder Barbalho destacou os investimentos na vocação econômica da região

06/06/2023 23h45
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Produtores da região Sul do Estado já têm mais uma estrutura de serviço público para fomentar, planejar, executar e receber orientações sobre as políticas de Saúde Animal e Vegetal. O governador Helder Barbalho entregou o novo escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na sede municipal de Redenção, onde o chefe do Executivo participou da 26ª Expo Polo Carajás, a feira agropecuária que reúne produtores e instituições de fomento à agricultura e pecuária no Sul do Pará.

“Festejo a parceria com o sindicato rural, que permite que a Adepará possa estar fortalecida, assegurando ao produtor rural um serviço de vigilância sanitária e apoio técnico dos agentes, para que a vocação do agro, da pecuária e dos grãos possa, cada vez mais, se consolidar nesse polo do nosso Estado, gerando emprego e renda para a sociedade. O agro é vocação deste Estado. Particularmente, Redenção é um berço da excelência desta vocação. É natural e necessário que onde o agro está forte precisa ter a retaguarda dos serviços do Estado. E a Adepará, certamente junto com a Sedap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), precisa estar próxima do produtor para permitir que as políticas públicas colaborem junto com assistência técnica, com título de terra, desburocratização, processo claro e transparente de licenciamento ambiental, para que possamos, cada vez mais, favorecer e fortalecer a produção do Estado”, destacou Helder Barbalho.

Para facilitar o acesso de produtores aos serviços da Agência de Defesa Agropecuária, a nova regional está localizada no centro da cidade de Redenção, no bairro Jardim Cumaru, dentro do Parque de Exposição “Pantaleão Lourenço Ferreira”. A missão da Adepará é planejar e executar ações que proporcionam qualidade sanitária aos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Estado.

A Adepará atua em todas as etapas das cadeias produtivas, realizando atividades de defesa e inspeção, evitando a introdução de pragas e outras doenças que possam comprometer a produção agropecuária.

O prefeito de Redenção, Marcelo Borges, definiu o momento como “histórico”, por envolver a parceria do governo do Estado e Prefeitura. “Queremos agradecer pelos investimentos realizados em nosso município e, com isso, ajudar no crescimento da nossa região”, disse o gestor municipal.

Segundo Wagner Machado, secretário das Cidades e Integração Regional do Governo do Pará, “mais uma vez o nosso governador chega a Redenção trazendo obras e entregando serviços à população”.

Após a entrega do escritório regional da Adepará, o governador visitou estandes de expositores, incluindo o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

Negócios e cultura- A realização da 26ª Expo Polo Carajás é do Sindicato Rural de Redenção. É um dos eventos mais importantes da região, com uma vasta programação, que inclui exposições de animais, máquinas, implementos, veículos, produtos agrícolas e agropecuários, para concretizar negócios e divulgar o trabalho de empresas dos mais diversos segmentos.

O evento promove ainda leilões e atrações musicais e artísticas, rodeio profissional, torneio leiteiro, cavalgada ruralista, leilões de animais de elite e comercial, palestras técnicas, provas de esportes equestres, vias de circulação e mostra comercial, industrial e cultural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.