Sexta, 29 de Março de 2024 01:38
94992727888
Geral QUALIDADE DE VIDA

Hospital Abelardo Santos faz quase 50 cirurgias de correção de deformidades congênitas

O Governo do Pará mantém o Programa Doenças Ortopédicas na Infância, que realiza procedimentos em pé torto congênito e sequelas agravantes da paralisia cerebral

06/06/2023 22h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Programa Doenças Ortopédicas na Infância, mantido pelo Governo do Pará, tem mudado a realidade de diversas crianças com alterações congênitas nas mãos e pés. Em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, é referência nas cirurgias para correção de pé torto congênito e deformidade congênita das mãos.

Moisés Pereira, 6 anos, é um dos pacientes que ganhará qualidade de vida. Ele nasceu com os dedos médios grudados em cada mão, conhecido como dedo em forma de gatilho. A mãe do menino, Adriele da Cunha Soeiro, 24 anos, contou que a criança fez todo o acompanhamento com a equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Agora, com a cirurgia, Moisés terá mais liberdade para realizar as atividades diárias. Equipe do ’Abelardo Santos’ responsável pelo procedimentos com um dos pacientes

“Ele agora vai conseguir escrever na escola, comer, brincar. Vai poder utilizar as mãos da melhor forma, pois ele não conseguia pegar nas coisas direito”, contou.

Procedimentos- O cirurgião ortopédico do HRAS, Renato Arraes, informa que os principais procedimentos realizados pelo programa envolvem pé torto congênito e sequelas agravantes da paralisia cerebral. Segundo ele, em média são realizadas 50 cirurgias mensais. Em apenas um ano, mais de 760 procedimentos nos pés foram feitos no “Abelardo Santos”. O número se refere ao período entre abril de 2022 a abril de 2023.

“O Programa (Doenças Ortopédicas na Infância) tem impacto direto na economia do Estado, na questão social e, principalmente, na qualidade de vida dos pacientes. Conseguimos reabilitar mesmo deformidades graves, em pacientes que muitas vezes, sem estes procedimentos, teriam sequelas irreversíveis, e agora poderão melhorar sua qualidade de vida. Quando se consegue a cura, esses pacientes podem se tornar membros ativos da sociedade, com pouca ou nenhuma limitação”, afirmou o especialista.

O profissional informou ainda que os atendimentos são feitos no CIIR, onde é realizado também todo o pré-operatório completo, pós-operatório, curativos e fisioterapia inicial, quando há indicação, enquanto os procedimentos cirúrgicos são realizados no “Abelardo Santos”.

As alterações congênitas são deformidades nas mãos ou pés, diagnosticadas após o nascimento. Há casos que são de transmissão hereditária, de pais para filho, mas alguns decorrem de malformação do feto.

Inclusão- Para o diretor-geral do Hospital Regional Abelardo Santos, Jean Cléber, “esses procedimentos são essenciais para a inclusão social e autoestima dessas pessoas. Essa correção traz mais liberdade e interação com o meio ambiente”.

No Pará, uma em cada mil crianças nasce com pé torto congênito (PTC), considerado uma deformidade complexa, que compromete todos os tecidos músculo-esqueléticos distais ao joelho.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade de saúde pública do Estado, sendo administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 23h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 23° Máx. 30°

Chuva