Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (05) o Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região Sudeste, realizou programação voltada às crianças em atendimento e internadas, por meio da Comissão de Sustentabilidade e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O objetivo foi conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade, para que se tornem adultos conscientes e com boas práticas de preservação do planeta.
Teatro de fantoches abordou a temática ambiental para repassar conceitos de sustentabilidadeO teatro com fantoches mostrou às crianças, de forma lúdica, a importância de cuidar do meio ambiente. Os fantoches contaram histórias de ações sustentáveis realizadas na unidade hospitalar, e como elas preservam o meio ambiente.
As crianças conheceram iniciativas sustentáveis, como uso de garrafas com água, em substituição aos copos descartáveis, e reciclagem de materiais que seriam descartados, como garrafas PET transformadas em brinquedos.
A coordenadora do GTH e membro da Comissão de Sustentabilidade, Patrícia Manfredi, disse que a “ação de fantoches em alusão a essa data especial foi uma experiência maravilhosa para todos, pois através dela olhamos o envolvimento e entusiasmo das crianças ao aprenderem sobre cuidados com o meio ambiente de forma lúdica. Acreditamos que é fundamental despertar desde cedo consciência ambiental nas crianças, para que se tornem adultos engajados na preservação do nosso planeta. Através desta ação, reforçamos nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade no HGT”.
Educação ambiental- As crianças receberam mudas de plantas e sementes, para que tenham a oportunidade de plantar e cuidar da natureza, e material impresso, sustentável e educativo, que destaca a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia.
Ângela da Cunha, mãe de Arthur Gabriel, 2 anos, internado na unidade, aprovou a iniciativa. “Meu filho e eu ficamos muito felizes em participar dessa ação tão especial aqui. Ver ele se divertindo e aprendendo sobre cuidar do meio ambiente de uma maneira lúdica e divertida, através dos fantoches, não tem preço. Agradeço à equipe HGT por proporcionar momentos como esse, que alegram o coração das nossas crianças, mesmo em momentos tão delicados, como uma internação”, disse a usuária.
Recentemente, o HGT obteve a vitória em uma campanha nacional de sustentabilidade, que faz parte do Projeto Guardião Azul, realizado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O projeto reconhece as boas práticas sustentáveis em instituições de saúde. A conquista reforça o compromisso do Hospital em promover sustentabilidade em suas operações, visando reduzir impactos e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Estrutura- O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária. Em 2022 foram registrados mais de 1.800 atendimentos pediátricos no HGT, entre exames, consultas e internações.
Serviço:O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo INDSH, em parceria com a Sespa. Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas