Terça, 23 de Abril de 2024 13:54
94992727888
Pará JUNHO VERDE

Em Santarém, ação do Ideflor-Bio melhora arborização em escola pública

O espaço de aprendizagem escolhido para o trabalho está situado na região de influência de dois territórios que preservam a natureza

01/06/2023 20h05 Atualizada há 11 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O “Junho Verde” é uma iniciativa que busca sensibilizar e promover ações pela preservação ambiental durante todo o mês de junho. No Pará, várias secretarias e demais órgãos do governo do Estado, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), articulam uma série de atividades para enfatizar a proteção do meio ambiente e incentivar na sociedade práticas sustentáveis.

A partir dessa premissa, o Escritório Regional do Ideflor-Bio no Baixo Amazonas I, em Santarém, no oeste paraense, melhorou a arborização na Escola Municipal Boaventura Queiroz, situada na estrada de acesso ao distrito de Alter do Chão. O trabalho foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de Agricultura e Pesca (Semap). Educação ambiental semeando cidadania no solo fértil da infância

O espaço de aprendizagem foi escolhido por estar na zona de influência de dois territórios que preservam a natureza - a Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão e o Projeto Agroextrativista Eixo Forte (PAE Eixo Forte). As atividades iniciaram ainda em maio com o preparo das covas, manejo da poda, plantio de mudas, adubação de condução e implantação do paisagismo.

Em continuidade às ações, nesta quinta-feira (1º) o Escritório Regional do Baixo Amazonas I promoveu palestra sobre educação ambiental aos alunos, e apresentou os resultados das atividades realizadas na escola. Houve ainda doação de mudas.

Alunos recebem mudas em troca de lixo eletrônicoLixo eletrônico- Na próxima segunda-feira (05), das 08 h às 11 h, o Ideflor também vai participar da ação ecológica na Escola Estadual Plácido de Castro. Os alunos que levarem lixo eletrônico receberão em troca uma muda de planta. O lixo eletrônico (e-lixo) ou tecnológico é aquele proveniente de materiais eletrônicos, como pilhas, televisores, computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, e aparelhos de som.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Baixo Amazonas I, Weden Mota, “o cenário atual mostra que devemos ter um olhar atento às crianças que moram nessa região, como forma de contribuir para a conservação do meio ambiente deste local, que possui uma beleza cênica deslumbrante e atrai milhares de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.