Quarta, 24 de Abril de 2024 09:17
94992727888
Agricultura Agricultura

Nova regulamentação europeia vetará importações de produtos não sustentáveis

Decisão do Parlamento Europeu trará impactos ao setor agropecuário brasileiro que não estiver adaptado às normas de certificação florestal FSC®

29/05/2023 08h25
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Divulgação
Divulgação

Aprovada no Parlamento Europeu e prestes a também passar pelo Conselho dos países membros da União Europeia, uma nova lei passará a vetar importações ao continente de produtos cultivados em áreas de florestas desmatadas após dezembro de 2020. A regulamentação se aplica ao bloco de cacau, café, soja, óleo de palma, madeira, carne bovina, borracha e também de seus derivados, como couro, papel, chocolate e carvão vegetal.

A nova legislação passará a exigir das empresas exportadoras uma declaração detalhada provando que suas cadeias de fornecimento não contribuem para a destruição de florestas e que respeitam os direitos dos povos indígenas e comunidades locais durante a extração e produção das mercadorias. As exigências da legislação dialogam diretamente com a organização sem fins lucrativos FSC® – Forest Stewardship Council –, responsável pela criação do sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional.

Uma certificação FSC® significa que aquele determinado produto é advindo de florestas sustentáveis, sem envolvimento com desmatamento ilegal e, consequentemente, sem prejuízos ao meio ambiente. “Além de aspectos ambientais, é considerado o respeito com povos nativos das regiões das florestas utilizadas, inclusive que eles participem das tomadas de decisões dessas terras”, pontua o diretor-geral da APCER Brasil - certificadora de origem portuguesa com atuação global -, Paulo Bertolini.

O FSC® reviu seus Princípios e Critérios, implementando o chamado Direito ao Consentimento Livre, Prévio e Informado (DCLPI), possibilitando que às comunidades indígenas e tradicionais que permitem o manejo de suas terras por organizações façam parte das decisões, podendo até retirarem a concessão de manejo em seus territórios.

“Não vejo a certificação FSC® mais como um diferencial mercadológico, mas sim como uma ferramenta de continuidade do negócio. As exportações para a Europa em um ano e meio deverão ser obrigatoriamente sustentáveis. É provável que também em breve a China, nosso maior parceiro comercial, também percorra este caminho”, completa Bertolini.

Para conquistar a certificação FSC, o primeiro passo é entrar em contato com um organismo certificador acreditado que, através de auditorias, avaliará se a organização cumpre os requisitos e, caso positivo, emitirá certificado com validade de cinco anos, porém com manutenção anual para comprovar que as boas práticas estão sendo seguidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 08h03
24°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
0 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (8.99mm) Chance de chuva
Amanhã (25/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva