Sexta, 29 de Março de 2024 08:16
94992727888
Geral Pará

Em Tucuruí, governo anuncia início da construção da 17ª Usina da Paz no Pará

Governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço autorizando as obras do complexo de cidadania e segurança, que já é referência de política de transformação social

26/05/2023 20h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará
Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará

Em agenda de trabalho na Região de Integração Lago Tucuruí, no sudeste paraense, o governador Helder Barbalho anunciou na tarde desta sexta-feira (26) a construção da 17ª Usina da Paz do Estado. O ato marcou o início da obra do moderno equipamento público, que oferece serviços gratuitos em diversas áreas, em um terreno doado pela prefeitura.

O evento contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan; do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira; de outras autoridades estaduais e municipais e representantes da comunidade.

“Esta é uma experiência de transformação social, a partir de um equipamento com diversos serviços que cuidam da família inteira, desde os primeiros meses de vida até os mais idosos. Todos podem usar os serviços ofertados quando a Usina da Paz estiver pronta. Este é um programa que hoje é referência para o Brasil, e que nós estamos levando para todas as regiões do Estado, chegando a 40 municípios, o que certamente permitirá esta transformação a partir da cidadania e da oportunidade. Façam com que nosso Estado viva um ambiente melhor no âmbito dos seus desafios sociais”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Durante o evento também foram entregues certificados do Programa Qualifica Pará, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), além dos benefícios do CredCidadão e do Programa “Sua Casa”, da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Acesso a serviços gratuitos- A Usina da Paz é um modelo inovador de segurança pública e cidadania, que integra diversas ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Com a construção desse espaço, a população de Tucuruí e dos municípios vizinhos poderá desfrutar de uma gama de benefícios e oportunidades.

Serviços de cidadania e saúde estão entre os benefícios disponíveis nas Usina da PazA Usina da Paz oferecerá mais de 70 serviços intersetoriais gratuitos, a cargo das secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores vão contar com atendimento médico, odontológico e psicológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; treinamento de lideranças; atividades esportivas; capacitações e cursos profissionalizantes. Essa diversidade de serviços visa suprir necessidades da comunidade e promover um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos cidadãos.

A parceria entre o governo do Estado e a empresa mineradora Vale foi essencial para viabilizar a construção deste importante complexo multifuncional. As obras serão executadas pela Vale em uma área localizada na Avenida 07 de Setembro, no bairro Nova Matinha, próximo ao Cartório Eleitoral. A parceria entre o setor público e o privado demonstra o compromisso das instituições em promover o bem-estar da população e impulsionar o desenvolvimento da região.

Oportunidade- Os moradores de Tucuruí receberam com entusiasmo a notícia da construção da 17ª Usina da Paz. A pescadora Sandra Barbosa mora na sede municipal há 20 anos, e disse estar ansiosa pelo funcionamento dos serviços. "Estamos muito felizes com essa iniciativa do governo. A Usina da Paz trará serviços essenciais para nossa comunidade, melhorando a qualidade de vida de todos", afirmou.

José de Nazaré, batedor de açaí, disse que o projeto vai facilitar o acesso a serviços essenciais. "Com essa nova estrutura teremos acesso a diversos serviços gratuitos, que era um grande desafio para nós. Hoje é um momento de esperança e renovação para Tucuruí", acrescentou.

Com essa iniciativa, o governo do Estado reafirma o compromisso de investir na segurança, no bem-estar e na promoção da cidadania em todas as regiões do Pará. A expectativa é que a construção da Usina da Paz seja concluída em aproximadamente um ano.

"A construção da 17ª Usina da Paz, em Tucuruí, representa um avanço significativo na promoção da cidadania e no fortalecimento das políticas públicas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em investir na segurança e no bem-estar da população, proporcionando acesso a serviços essenciais e criando oportunidades para o desenvolvimento local”, destacou Igor Normando, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, órgão responsável pela coordenação do projeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 06h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
0.76 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (14.75mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva