Terça, 23 de Abril de 2024 10:28
94992727888
Geral Pará

Em Novo Repartimento, Governo do Estado certifica turmas do Programa Qualifica Pará

Iniciativa oferta 45 cursos diferentes e já alcançou cerca de 29 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses

26/05/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

"Eu digo em primeira mão: quando você ouvir falar que vai ter um curso do programa Qualifica Pará, não cruze os braços. Vá pra cima. Porque vale a pena fazer". Foi com essas palavras e esse entusiasmo que a aluna Marlene Rodrigues, de 42 anos, recebeu o certificado de conclusão do curso de Artesanato em Madeira, durante agenda do governador Helder Barbalho realizada nesta sexta-feira (26), em Novo Repartimento, no sudoeste estadual.

Marlene faz parte do grupo de 40 alunos que foram certificados pelo Programa Qualifica Pará, concluintes dos cursos Artesanato em Madeira e Cozinheiro. A aluna não só agradeceu, como também reafirmou que a iniciativa é vista como uma nova oportunidade para o mercado de trabalho. "Agradeço ao nosso Governador que nos abençoou com esse curso maravilhoso. Eu sou fã de artesanato, e quando vi a oportunidade fiquei um pouco indecisa em fazer achando que seria só mais um, mas quando vi que era um curso estadual, isso me chamou atenção. Eu vi que era de grande valia, profissionalizante. Onde você chega com o certificado, você tem prioridade. Estamos muito felizes e agradecidos", reforçou.

O governador Helder Barbalho, ao realizar uma agenda de entregas no município, festejou o momento da certificação. "Este é um programa do Governo do Estado que busca ofertar cursos de qualificação para que as pessoas, através do conhecimento, tenham a condição de caminhar com as próprias pernas. Festejo aqui todos os que aceitaram o convite, que acreditaram que conhecimento nunca é demais. Aquilo que vocês receberam vai poder ampliar o horizonte de oportunidades pra vida", comentou o Chefe do Executivo.

O "Qualifica Pará" conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São 56 milhões, destinados a 45 tipos de cursos que já atenderam cerca de 29 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

"É a continuidade do nosso trabalho, desse programa vitorioso que é o Qualifica, e que agora está finalizando uma etapa, mas já estruturando as condições para ter um programa mais vigoroso para 2023, a fim de que a nossa juventude e a nossa população possa estar mais qualificada e com mais oportunidades no mercado de trabalho", pontuou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, que acompanhou o evento.

Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos que permite a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil reais.

Entre as áreas de destaque do programa estão: serviço e comércio, com cursos de manutenção de celular, auxiliar de pedreiro, mecânico de moto, cuidador de idosos, assistente administrativo, pintor de obras, e outros na área de estética e culinária. A iniciativa também prevê qualificação no setor da indústria e construção civil.

Luzia CarvalhoValdir Machado, Prefeito de Novo Repartimento, ressalta que os cursos trazem o aprimoramento do conhecimento para a população, o que contribui na qualificação de mão-de-obra e, consequentemente, na oferta de vagas. "Estes cursos são muito importantes para a nossa cidade. Novo Repartimento ainda tem uma grande demanda de emprego e quando a gente pensa nessas oportunidades, nós vemos que elas continuam sendo difíceis pra quem não tem essa formação, justamente por essa exigência de mão de obra qualificada. Então, essas oportunidades que surgem a partir dos cursos são de grande valia, vão dar maiores condições de conhecimento tanto para abertura de um negócio como também para a geração de renda".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.