Wednesday, 19 de June de 2024 01:55
94992727888
Geral Pará

CIIR completa cinco anos com quase um milhão de atendimentos e mais de 98% de satisfação dos usuários

Além da prestação serviços especializados, Centro realiza distribuição de equipamentos e meios auxiliares para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual 

26/05/2023 13h05
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag.Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag.Pará

Com o lema “CIIR: 5 anos transformando vidas”, na próxima terça-feira, (30), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, compartilha com a população a celebração de seu aniversário de cinco anos, marcando a transformação de vidas ao proporcionar aos seus usuários uma assistência de alta complexidade com foco no cuidado centrado na pessoa, de qualidade, segura e humanizada, em um modelo de gestão inovador na região Norte.

Ao longo desses anos foram realizados quase um milhão de atendimentos e distribuição de equipamentos e meios auxiliares para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual que culminaram em mais de 98% do índice de satisfação dos usuários.

O secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho destaca a importância da atuação dos profissionais da instituição. "Todo esse trabalho desenvolvido pelo CIIR reflete o compromisso dos profissionais da saúde pública no processo contínuo de aperfeiçoamento da humanização de atendimento”.

Entre os usuários atendidos pelo Centro de Reabilitação está o pequeno Gabriel, de seis anos, filho de Denise Lima, 31 anos, moradores do município de São Miguel do Guamá, distante cerca de 150 km de Belém. Há cinco anos, eles dois fazem a rota para realização do tratamento da criança na capital. Apesar de alguns desafios, a mãe reforça o sentimento de gratidão pelo desenvolvimento clínico do filho em reabilitação, diagnosticado com paralisia cerebral.

“Antes de chegar ao CIIR, o meu filho não se sentava, não engatinhava e até o simples ato de comer levando a colher à boca, não conseguia realizar. Com a interação entre a equipe multiprofissional, hoje, o Gabriel está muito melhor. Os terapeutas conversam comigo e me ensinam a realizar alguns exercícios em casa para que tenha um ganho de resultado terapêutico mais rápido. Parabéns a todos que fazem o CIIR”, comemora.

Além de acolher e ajudar na evolução da qualidade de vida de reabilitandos, o CIIR também é suporte aos profissionais que ajudam a desenvolvê-la. É o caso do fisioterapeuta Luiz Monteiro, que há cinco anos atua no Centro de Reabilitação com esse compromisso.

“É uma experiência maravilhosa porque recebemos usuários de todos os municípios, inclusive, fora do Pará, então, além de experiência profissional, o CIIR proporciona uma formação humana. É um local enriquecedor que acolhe várias histórias de vida, assim, percebemos a superação de uma forma diferente. Agradeço ao Centro por esta oportunidade única. Não me vejo atuando longe daqui”, revela.

“São cinco anos reabilitando vidas e construindo histórias impactantes e de sucesso. O CIIR está a serviço das pessoas de uma forma singular, através da assistência centrada na pessoa, pois além do atendimento especializado e humanizado, buscamos restabelecer os nossos usuários com foco nas necessidades individuais e de forma integrada, associado a um conceito mais amplo de saúde. Parabenizo a todos os nossos colaboradores por contribuírem de forma tão valorosa para o sucesso desse serviço. Agradeço ao Governo do Pará, por meio da Sespa, por idealizar esse grande projeto que vem transformando vidas”, destaca Rejane Xavier, diretora executiva da instituição.

Vivendo essa expectativa de um olhar mais humano, há dois meses em acompanhamento terapêutico no Centro, a jovem Ana Clara Nunes, de 23 anos, projeta recomeçar a vida após ter sofrido lesão medular que causou paraplegia provocada por um acidente automobilístico, em 2019.

“Depois do acidente, tive um 'baque' quando recebi o diagnóstico. A minha rotina mudou bruscamente, mas a cada sessão de terapia aqui no CIIR, os profissionais me acolhem de tal maneira que vou deixando a vida fluir e, desta forma, vejo que o projeto é uma reabilitação para o meu bem-estar, pois recebo uma entrega significativa destes profissionais com uma forma humanizada e individualizada para cada reabilitando. Estou bem confiante”, garante.

Dados –Em cinco anos, a equipe multiprofissional do CIIR realizou 205.216 atendimentos ambulatoriais, mais 449.577 na reabilitação, 61.722 atendimentos em Odontologia; 256.013 exames realizados, promovendo também 26.768 assistência na Oficina Ortopédica, além de fechar com mais 450 aparelhos auditivos entregues, somando um número total de 999.746 atendimentos à população paraense, atingido assim, 98,80% o índice de satisfação dos usuários.

Suportes terapêuticos -Ao longo de metade de uma década, o Centro conquistou vários avanços com destaque à terapia de Realidade Virtual (RV), uma plataforma fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade, projetando para diferentes ambientes e cenários.

Outro projeto pioneiro foi o "Hardware for Good", uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Google, que elimina barreiras de comunicação e promove acesso ao universo digital, ampliando a acessibilidade, a partir de agora, na palma da mão, para os usuários cegos ou de baixa visão, assistidos pelo CIIR.

Premiações –O CIIR também esteve entre as quatro instituições nacionais em saúde durante a “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”, nos Estados Unidos, por intermédio do trabalho desenvolvido em função da criação do 1º Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro de 2022, tem estabelecido um canal de escuta aos reabilitandos e familiares para identificar, priorizar, elaborar e avaliar os esforços da instituição na rotina de atendimento.

Acreditado Diamante -A instituição manteve a certificação canadense Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a unidade paraense como a única pública da área da saúde no Norte e Nordeste do Brasil, e uma das poucas no país com o reconhecimento pela excelência de gestão.

A certificação Qmentum internacional é considerada uma das mais importantes metodologias na área de Acreditação Hospitalar do mundo, com padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.

Corrida ambiental -O CIIR conquistou o 2º lugar na “Corrida Ambiental”, que faz parte do projeto “Guardião Azul”, uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida. A ação contou com a participação de outros hospitais públicos administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

Expedições –O CIIR é integrante no projeto do Governo do Estado denominado de expedição “Saúde por todo Pará em territórios indígenas”, que viabiliza em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), da Sespa, promovendo as ações de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), na cidade de Paragominas, no sudeste estadual, e no município de Santarém, no Oeste do Pará.

Nas duas expedições, o CIIR realizou mais de 600 atendimentos por meio de especialidades em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, registrando 44 encaminhamentos para variadas especialidades.

Amigo do Meio Ambiente -Em dezembro do ano passado, pela segunda vez consecutiva, o certificado de Menção Honrosa do prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2022”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, uma iniciativa que reconhece o esforço de serviços em saúde que desenvolvem projetos sustentáveis para a preservação do meio ambiente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento -Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém.
Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 23h02
23°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

23° Sensação
0.8 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuvas esparsas