Sexta, 26 de Abril de 2024 03:20
94992727888
Geral Pará

Campanha sobre prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes chega a comunidades rurais

A iniciativa do Hospital Geral de Tailândia e da empresa Belém Bioenergia Brasil se une ao esforço de combater a exploração infantojuvenil

25/05/2023 23h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, aderiu à campanha nacional Maio Laranja, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A unidade uniu esforços com a empresa multinacional Belém Bioenergia Brasil (BBB), para levar atendimento psicossocial às comunidades rurais da região. A ação realizada na quarta-feira (24) e nesta quinta (25) atendeu aproximadamente 150 pessoas em duas comunidades.

Foram ministradas palestras por profissionais da área de Psicologia e Serviço Social, a fim de promover educação em saúde e abordar questões relacionadas à prevenção e proteção da infância. Palestra para alunos da escola localizada na Vila Vila Aui-Açu

No dia 24, a palestra foi realizada na Comunidade São Benedito, a 41 km da sede municipal de Tailândia. Os palestrantes abordaram temas como a importância da campanha Maio Laranja, o papel da comunidade na proteção das crianças e adolescentes, e os recursos disponíveis para buscar ajuda.

Segundo a psicóloga Izabel Alves, uma das palestrantes, "sabemos que muitas vezes essas comunidades enfrentam desafios específicos, e é nosso papel como profissionais de saúde promover o bem-estar mental e físico, e a proteção das crianças e adolescentes. Através dessa iniciativa, buscamos capacitar os participantes, conscientizando-os sobre a importância de identificar sinais de abuso e como buscar ajuda, para podermos criar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes".

Informação- No segundo dia, a equipe esteve na escola pública localizada na Rodovia PA-150 KM-92, Vila Aui-Açu. Durante a palestra para mais de 120 pessoas foram compartilhadas informações sobre direitos das crianças e adolescentes, formas de identificar situações de abuso e como buscar apoio e denunciar casos suspeitos.

A assistente social Daniele Cândido disse que promover o engajamento comunitário e a conscientização sobre questões relevantes para a sociedade causa impactos positivos nas comunidades rurais. "Durante a palestra, abordamos não apenas a prevenção ao abuso infantil, como também o repasse de orientações sobre os direitos das crianças e adolescentes, destacando a importância de denunciar casos suspeitos e buscar ajuda adequada. Acredito que a informação é uma ferramenta poderosa para a promoção do bem-estar social, e fico feliz em poder contribuir para esse processo junto às comunidades atendidas", ressaltou a profissional.

Antônio Barros, pai de Mateus, estudante do 4º ano do ensino fundamental, aprovou a iniciativa do HGT. "É muito gratificante participar desse momento de palestra e aprendizado, principalmente sobre esse assunto tão importante nas nossas vidas. Aprendemos sobre os direitos das nossas crianças e muitas outras coisas. Agora, nos sentimos mais preparados para proteger nossos filhos e nossa comunidade. Agradeço à equipe envolvida pelo bonito trabalho e cuidado", frisou.

Compromisso- A parceria interinstitucional entre HGT e BBB vai além das ações psicossociais em comunidades rurais. A colaboração também envolve o compromisso com o meio ambiente, iniciativas na área de saúde e outras situações de impacto social.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 00h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

24° Sensação
0.67 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (7.26mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas