Terça, 16 de Abril de 2024 19:58
Geral Pará

Sespa vai oferecer ao público orientação sobre combate ao tabagismo

Além de informar sobre tratamento contra o fumo, a equipe técnica vai realizar outros serviços, como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e vacinação

25/05/2023 20h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: José Pantoja / Ascom Sespa
Crédito: José Pantoja / Ascom Sespa

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco - 31 de Maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará na manhã do próximo domingo (28) duas programações para alertar a população sobre os riscos do tabagismo e as doenças associadas à prática, além de apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao tratamento para deixar de fumar.

Uma das ações será no Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf), mantido pela Sespa no térreo da Unidade de Referência Especializada (URE), na Avenida Presidente Vargas com a Travessa Osvaldo Cruz, centro de Belém. Em quase 20 anos de atividade, o Centro já atendeu mais de 5 mil pessoas, registrando média de 30 pacientes que procuram atendimento a cada mês.

Fa?tima Amine, coordenadora do Centro de Tratamento ao FumanteA equipe do Cratf fará avaliação da dependência dos usuários de cigarro convencional e de cigarro eletrônico, medição de pico de fluxo expiratório e inscrição de pessoas que queiram participar do tratamento para superar o tabagismo. Também serão oferecidas vacinação, testes rápidos para detecção de hepatites virais e HIV e inscrição para o exame de espirometria, que analisa a quantidade de ar que alguém pode colocar dentro e fora dos pulmões, bem como a velocidade da ventilação.

“Trata-se de um exame de rotina na área da pneumologia, e é uma conhecida companheira na avaliação periódica de pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica”, explica a médica pneumologista Fátima Amine, coordenadora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante.

Ac?a?o contra o tabagismoNa ação do Cratf haverá apresentações culturais de dança, balé e carimbo, além de judô, karatê e exposição de vários tipos de cigarros eletrônicos e narguilé, a fim de alertar pais de crianças e adolescentes.

No Centro, o tratamento inicia com os exames para identificar o quadro clínico e de tabagismo do paciente, e prosseguem com sua admissão em um grupo com outros dependentes para uma abordagem cognitiva comportamental, que busca entender o porquê de ele se tornar fumante e os motivos para querer parar. Avaliados os níveis de dependência, eles podem ser tratados com medicamentos receitados ou com a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN).

Exames no Centro de Tratamento ao FumanteDoenças crônicas- Outra programação alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco ocorrerá na Praça da República, também no domingo (28), das 08 h às 13 h, por meio da equipe técnica da Coordenação de Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CDCNT) da Sespa.

Entre os serviços, haverá aferição de pressão arterial e glicemia; orientação de profissionais de Enfermagem; testagens rápidas para HIV, hepatites e sífilis; vacinas; auriculoterapia; avaliação e orientação de nutricionista, e agendamento de exames e consultas para homens a partir de 30 anos.

A programação da Sespa, mesmo sendo alusiva à prevenção aos males causados pelo fumo, também está engajada na campanha “Maio Amarelo” deste ano, cuja temática é “No Trânsito, Escolha a Vida”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.