Sexta, 29 de Março de 2024 05:54
94992727888
Geral Pará

Em 5 dias, ação cidadania na Base Antônio Lemos garante mais de 4 mil atendimentos

Ação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e órgãos parceiros segue nesta quinta-feira (25) em Breves, no Marajó

25/05/2023 16h20
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom / Segup
Crédito: Ascom / Segup

A primeira etapa da ação “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” reuniu diversos serviços na Base Fluvial de Antônio Lemos e foi encerrada com 4.463 atendimentos em saúde, emissão de documentos, atendimentos jurídicos e vacinação. A inciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e demais órgãos parceiros deve seguir a partir desta quinta-feira (25) em Breves, no Marajó.

A primeira edição do mutirão de serviços atendeu inicialmente a população de Antônio Lemos e das comunidades adjacentes desde a última sexta-feira (19). Somente em atendimentos de saúde foram realizados 3.651, dentre eles, vacinação, testes de hepatites 1 e 2, PCCU, consultas, verificação de pressão arterial e nível de glicemia, avaliação e encaminhamento para órtese e prótese, etc. Já em parceria com a Polícia Civil e a Receita Federal, foram emitidos ainda 556 documentos como RG e CPF.

A população recebeu ainda 54 orientações jurídicas realizadas pela Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, além de 44 inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), 53 inscrições para Passe Livre para pessoas com deficiência. Além disso, um total de 105 palestras de prevenção de crimes contra a mulher, exploração sexual da criança e adolescente e orientações de saúde da mulher e do homem e escalpelamento foram ofertadas.

A ação surgiu como ferramenta de promoção da cidadania e garantia de direitos, oferecendo acesso aos serviços básicos à pessoas em situação de vulnerabilidade. O secretário titular da Segup, Ualame Machado, avalia que atividades preventiva como esta são importantes para uma região que necessita de um olhar mais expressivo e direcional.

“A Segup em parceria, mais uma vez, com órgãos do Estado pensou numa programação com oferta de atendimentos especializados aliando a prevenção social à nossa estratégia de segurança. A Base Antônio Lemos já é uma referência na região pelo seu combate à criminalidade e agora, também, é de garantia de direitos, possibilitando a cidadania aos moradores das vilas e dos municípios entorno dela”, destacou.

Mais serviços

Iniciou nesta quinta-feira (25) a segunda etapa da ação, realizada na cidade de Breves. Até 31 de maio a população poderá acessar os mesmo serviços de saúde como palestras de prevenção à câncer de mama e de útero, testagem rápida, além do atendimento especializado em pediatria, ginecologia e clínica médica.

O combate ao escalpelamento e rodas de conversa sobre direitos humanos, rede de proteção à mulher e violência doméstica também acontecerão. A Segup por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) também vai ofertar capacitação para agentes de segurança pública dentro do Programa Pró Mulher Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
0.93 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (14.75mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva