Quinta, 25 de Abril de 2024 10:21
94992727888
Geral Pará

Universidade do Estado do Pará aprova sete turmas do Parfor em edital da Capes

Uepa aprovou no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica turmas de Pedagogia, Letras-Libras, entre outras

25/05/2023 14h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, este mês, o resultado final dos cursos e vagas aprovados na etapa 2023 do Edital 08/2022 do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A seleção oferta 12 mil vagas de cursos de licenciatura, destinados para a formação em serviços de professores da rede pública de educação básica.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) aprovou quatro turmas na primeira etapa, sendo elas Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena, em Santarém; e duas turmas de Letras-Libras, em Cametá e Portel.

Na segunda etapa, foram aprovadas mais três turmas de Letras-Libras, em Igarapé Miri; e duas turmas de Pedagogia, em São Miguel do Guamá e Salvaterra. Todas as turmas da primeira etapa terão atividades iniciadas no próximo módulo do Parfor, de 3 de julho a 18 de agosto.

Com o objetivo de fortalecer as parcerias em prol do Parfor, o Pró-Reitor de Graduação da Uepa, Ednalvo Apóstolo Campos, e a coordenadora do Parfor na Uepa, Izabel Oliveira, estiveram em Brasília, em abril, para participar do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Prograd) e de agendas com o Ministério da Educação (MEC).

Durante o encontro com o Departamento de Educação Básica do Ministério, os representantes da Uepa discutiram a possibilidade de financiamento específico para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, oferecido pela Uepa e que precisa de uma atenção especial, devido o deslocamento para os territórios indígenas. “De modo geral, o Departamento de Educação Básica se propôs a fazer uma revisão de cálculo por aluno do Parfor da Uepa, considerando as especificidades do curso, que é realizado em parte no município sede e em parte na aldeia”, explicou o coordenador do Parfor, professor Ednalvo Campos.

A professora Izabel aponta que o ajuste de orçamento para 2024 é um ganho muito grande, pois são consideradas as particularidades do ensino superior na região amazônica. Atualmente, a Uepa possui dez turmas de Parfor. As turmas aprovadas na primeira etapa de 2022 já tiveram aulas inaugurais realizadas no primeiro semestre. As atividades do próximo módulo vão ocorrer entre julho e agosto. Ainda no segundo semestre será realizada a seleção dos candidatos das três turmas aprovadas em 2023, por meio de edital de seleção que será divulgado no site da Uepa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 08h03
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

28° Sensação
1.03 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (2.85mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas