Sexta, 19 de Abril de 2024 20:26
Geral Pará

Seaster realiza capacitação no eixo da segurança alimentar na região do Marajó

Treinamentos foram voltados aos trabalhadores dos equipamentos socioassistenciais e aos manipuladores de alimentos dos municípios do arquipélago

25/05/2023 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom Seaster
Crédito: Ascom Seaster

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), vem impulsionando, ao longo do ano, diversas atividades voltadas para garantia da política de segurança alimentar e nutricional no Pará, visando melhorias nas diversas ações que envolvem o direito à alimentação.

Nesse contexto, a Secretaria, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, tem promovido, durante o mês de maio, capacitações voltadas aos trabalhadores dos equipamentos socioassistenciais e a manipuladores de alimentos dos municípios do Marajó, entre eles Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Soure e Salvaterra. A agenda envolve o treinamento de boas práticas de alimentação, orientações e palestras.

“O treinamento para manipuladores de alimentos tem como intuito mostrar boas práticas no serviço, desde o passo a passo de como o manipulador deve cumprir para entregar um alimento de qualidade e seguro pro seu consumidor final, até orientar como um alimento manipulado de forma incorreta pode gerar doenças”, comenta a nutricionista da Seaster e ministrante do treinamento, Luiza Dornelas.

Capacitação -Ao finalizar o treinamento, a Seaster emite aos concluintes uma carteira, importante documento para a inserção destes trabalhadores no mercado de trabalho. “É um documento necessário para todos os trabalhadores do ramo da alimentação, podendo ser obrigatório no ato da contratação. Alguma vezes a ausência dele é um impeditivo para o trabalho”, reforça o nutricionista Irlan Santos.

“Eu sou merendeira de uma escola e produzo salgados e bolos por encomenda. Assim, logo vi que este treinamento seria de grande valia para mim. Eu e minhas colegas aprendemos coisas muito valiosas para nossa área, coisas simples, mas que passam despercebidas por nós. Gostei muito deste treinamento e acho uma excelente iniciativa da Seaster, principalmente por oferecer o documento”, reforçou Gilvana Garcia, umas das participantes.

Durante a quarta-feira (24) as atividades seguiram no município de Soure, através de uma capacitação voltada a técnicos que estão integrados ao Sistema Único de Assistência Social da região.

“A capacitação tem o objetivo de instruir a respeito da segurança alimentar e nutricional, em especial aos técnicos que trabalham diretamente nos CRAS, CREAS e outros equipamentos da assistência social. São quatro módulos em que abordamos a importância de estimular a educação alimentar e nutricional nos municípios, hábitos saudáveis e outros temas”, explica a técnica e nutricionista da Seaster, Camila Prazeres.

Estas atividades fazem parte do plano de ação da Seaster para o ano corrente, que prevê a realização destas e outras capacitações em todos os municípios do arquipélago marajoara, como frisa a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Nazaré Costa.

“As ações que ocorrem agora na região do Marajó são parte deste plano de ação da Secretaria, eixo formador do principal objetivo desta gestão para os próximos quatro anos: a erradicação da fome. Nesta etapa estamos trabalhando a conscientização da população e das gestões municipais referentes à insegurança alimentar e nutricional, e por isso toda esta ação é realizada em consonância com a Câmara Técnica de Segurança Alimentar e Nutricional”, reforçou.

Até esta data, 124 carteirinhas já foram emitidas a partir da ação na região. Ao longo deste ano a capacitação seguirá nas demais regiões.

Texto com contribuição de Yuri Granha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.