Quarta, 24 de Abril de 2024 19:36
94992727888
Geral Pará

Santa Casa apresenta serviços essenciais e inovadores na Conferência Estadual de Saúde

Entre as novidades, uma ferramenta eletrônica de avaliação do paciente, que utiliza aplicativo, totens e tablets

25/05/2023 00h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com informações sobre atividades que desenvolve na busca por efetividade e qualidade do atendimento em saúde oferecido à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) participa da 14ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorre até esta quinta-feira (25), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Dentro da diversidade de serviços que fazem da Santa Casa um hospital de referência para a saúde materno-infantil, e também como hospital geral, a instituição leva ao evento informações sobre ações, processos e estratégias executadas pelo Banco de Leite Humano (BLH), pela Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

Nova ferramenta de avaliaçãoInovação- Em consonância com o tema da Conferência - “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Fundação Santa Casa apresentou uma ferramenta inovadora, que busca avaliar e melhorar a experiência dos pacientes nas dependências do hospital, explicou Camila Negrão, coordenadora do Núcleo de Qualidade.

"Considerando que alguns dos princípios da qualidade são efetividade, eficiência e eficácia, apresentamos na Conferência uma ferramenta já exequível, para avaliar a experiência do paciente e considerar a sua percepção para as melhorias de processo necessárias. No projeto foi pensada a questão ética de se preservar o anonimato do paciente participante, na facilidade e acessibilidade da ferramenta e nas exigências ambientais de adesão à política institucional do papel zero. Por isso, nosso instrumento materializa-se em uma ferramenta eletrônica de avaliação, através de aplicativo, totens e tablets, com possibilidade de coleta de dados impressa para contemplar a inclusão de todos os usuários", informou a coordenadora, destacando ainda que o projeto é inédito no serviço público, e já está institucionalizado pela Santa Casa.

"Temos um projeto reconhecido como de interesse para os usuários do SUS, pautado na Política Nacional de Humanização. Na busca por um tratamento de qualidade, seguro, humano, equânime e centrado na pessoa. Daí a importância de estarmos demonstrando a ferramenta na Conferência Estadual de Saúde, compartilhando boas práticas e contribuindo para a consolidação das políticas públicas do SUS", acrescentou.

Trabalho de incentivo ao aleitamento materno apresentado durante a Conferência EstadualReferência- O trabalho realizado no Banco de Leite Humano da Santa Casa também foi apresentado na Conferência. Referência estadual, e há mais de três décadas desenvolvendo ações que visam promover, proteger e dar apoio ao aleitamento materno, o BLH chamou a atenção dos participantes para a importância de se ampliar a rede de incentivo à amamentação e doação de leite materno.

"A Conferência nos proporciona o contato com outros municípios que conhecem o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite da Santa Casa, mas não dispõem do serviço, possibilitando parcerias futuras para a qualificação e apoio à implantação de bancos de leite e outras iniciativas, pois a Santa Casa é uma grande referência no Pará em Banco de Leite, aleitamento materno e Método Canguru, mas também para outros serviços. A Conferência é esse espaço de conexões", ressaltou a coordenadora do BLH da Santa Casa, Cynara Souza.

O presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, com integrantes da equipe do Núcleo de QualidadeA agente de saúde da Pastoral da Criança em Oriximiná (município do Oeste do Pará), Susia Campos, e Thais Farias, assistente administrativo da Secretaria de Saúde do município, falaram sobre essa busca por informações e contatos. "Temos um projeto para a criação de uma Unidade Básica de Saúde dedicada à saúde da mulher, e como a Santa Casa é uma referência nos chamou a atenção. Nós viemos em busca de informações para possíveis parcerias pra capacitações, pra que quando a unidade comece a funcionar nossos servidores já estejam qualificados", contou Thaís Farias.

Transplante- Nesta quinta-feira (25), a Fundação Santa Casa vai apresentar o trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), que com o apoio da Central Estadual de Transplantes (CET) vem avançando nas ações de conscientização sobre a doação de órgãos. Esse trabalho contribuiu para que a Santa Casa, em 2023, desse mais um importante passo na realização de transplantes.

"Este ano tivemos um marco histórico no Pará com a realização do transplante de fígado na Santa Casa, nos transformando no primeiro hospital público do Estado a realizar o procedimento. Há mais de 20 anos temos o ambulatório de referência no atendimento a pacientes com doenças hepáticas, com grande demanda. E desde 2019 a Santa Casa realiza transplante renal pediátrico. Levar essas informações para a Conferência nos ajuda a compartilhar o que instituição vem fazendo pela saúde da população do Estado em vários níveis, e também aproveitamos para sensibilizar os participantes sobre a importância de se conscientizar as famílias de que, mesmo em um momento de dor, é possível gerar amor, possibilitando que alguém tenha uma chance de vida com a doação de órgãos", informou Nelma Machado, coordenadora da Cihdott.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 17h09
29°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 28°

34° Sensação
0 km/h Vento
78% Umidade do ar
100% (8.99mm) Chance de chuva
Amanhã (25/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva