Quinta, 25 de Abril de 2024 23:43
94992727888
Geral Pará

Construção da UsiPaz em Altamira vai entrar na fase de fundação e obras estruturais

Em junho, o projeto da 11ª Usina da Paz a ser entregue pelo Governo do Pará alcança nova fase, após a conclusão da terraplenagem

24/05/2023 19h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Após a fase de terraplenagem, iniciada em abril, o projeto de construção da Usina da Paz Altamira, na Região de Integração Xingu, vai começar em junho a fundação e as obras estruturais. Será a 11ª UsiPaz a ser entregue pelo Governo do Pará, no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

De acordo com o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, responsável pela gestão das Usinas, os avanços nas obras em Altamira retratam “o compromisso do governo do Estado em manter a celeridade de um projeto que é de fundamental necessidade para o desenvolvimento da região do Xingu, não apenas do ponto de vista de geração de renda ou empregos, mas principalmente do desenvolvimento humano, com respeito às urgências de cada cidadão e cidadã daquela região”.

Ações integradas- Com o novo aparelho público, Altamira terá a oportunidade de vivenciar a redução da violência e o processo de transformação social por meio de ações integradas, que promovem cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer, abrindo portas para novas conquistas.

A 11ª UsiPaz se juntará às demais já em funcionamento na Região Metropolitana de Belém e no Sudeste do Estado: Usinas da Paz Professor Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua; Antônia Correa, no bairro Nova União, em Marituba; Padre Bruno Sechi, no Bengui; as UsiPaz Cabanagem, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, em Belém, e as Usinas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Além da UsiPaz Altamira, a Usina da Paz Marabá também está em construção.

Apenas em 2023, o governador Helder Barbalho anunciou a construção das Usinas da Paz, em Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal e Paragominas. Nos próximos dias 25 (quinta-feira) e 27 (sábado) serão anunciadas as construções das UsiPaz Tucuruí (no Sudeste) e Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana). O objetivo do Governo do Estado é entregar 40 Usinas da Paz até o final da atual gestão, em todo o território paraense.

A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada UsiPaz tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 21h02
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

24° Sensação
0.56 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (2.85mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas