A entrega de certificados para mais 80 alunos beneficiados pelo Programa Qualifica Pará na Região de Integração Araguaia encerrou a ampla programação de entrega de obras e serviços, pelo governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (18). Os concluintes participaram dos cursos de Cozinheiro, Confeiteiro básico, Tratamento de leite e fabricação de laticínios, e Habilidade em salão de beleza.
Roberta Cilene, uma das certificadas, quer agora trabalhar para ajudar no sustento da famíliaO governador destacou o apoio da Prefeitura e demais parceiros ao projeto. “Hoje é o dia do meu aniversário, e quero dizer da minha alegria de estar aqui entregando os certificados a todos os alunos que conseguiram estudar e se qualificar”, disse Helder Barbalho.
Para Roberta Cilene, aluna do curso de Tratamento de leite, a iniciativa trouxe novas oportunidades e a possibilidade de um novo negócio. “O mercado de trabalho é bastante difícil, e hoje, com esse curso de Fabricação de laticínios, eu posso montar meu próprio negócio. Eu quero trabalhar com sorvete e gerar renda pra minha família. É a realização de um sonho, e agradeço ao governador pela oportunidade”, contou Roberta.
Waldir Silva, coordenador do 'Qualifica Pará' em XinguaraO coordenador do “Qualifica Pará” em Xinguara, Waldir Silva, ressaltou que o Programa beneficiou a população com 14 cursos, e mostrou a importância da geração de novos empreendimentos para a região. “Um de nossos alunos obteve aprovação em concursos públicos em provas de títulos pelos cursos feitos através do Programa. Temos alunos que entram no mercado de trabalho pela qualificação que receberam, e ainda temos uma aluna que passou em 5º lugar no concurso da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) devido ao curso que oferecemos aqui”, informou.
Alcance- O “Qualifica Pará” é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e ao longo de um ano já atendeu cerca de 29 mil pessoas, nos 144 municípios paraenses.
“Tenho um filho que faz tratamento, e não posso trabalhar em uma empresa. Agradeço ao Programa pelo curso. Hoje tenho uma profissão, e posso garantir uma renda para minha família”, disse a concluinte Adriana Pereira da Silva.
Wanderlei Oliveira Silva, que também foi beneficiado pelo curso, afirmou estar “muito satisfeito com o curso. Hoje já tenho minha loja. O ‘Qualifica Pará’ foi um divisor de águas na minha vida”.
Além da capacitação, o Programa prevê a liberação de microcrédito para os concluintes, a fim de permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito vai de R$ 500,00 a R$ 5 mil, e é gerenciado pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva