Sábado, 18 de Janeiro de 2025 16:08
94992727888
Geral Pará

Coordenadores regionais da Sedap têm dois dias de reunião de planejamento 

Encontro aborda temas como o Procacau, o Sistema Integrado de Produção de Hortaliças e o crédito fundiário, entre outras iniciativas

18/05/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Mateus Costa - Ascom Sedap
Crédito: Mateus Costa - Ascom Sedap

Com a finalidade de levar orientações sobre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) voltadas para as diferentes Regiões de Integração do Estado, a gestão do órgão realiza, nesta quinta-feira (18) e nesta sexta-feira (19), a reunião de planejamento com todos os 10 coordenadores das regionais da secretaria. Durante os dois de dias de encontro, serão apresentados os projetos e ações que a secretaria vem colocando em prática e os que estão previstos para serem executados ainda este ano.

O secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz, que preside a reunião, destacou que a finalidade do trabalho, além de esmiuçar as atividades da secretaria, é conhecer melhor a realidade e as demandas das regionais.

“A gente precisa entender a vocação de cada região, apresentar quais os projetos da Sedap estão previstos para cada uma delas; é importante tratar com os nossos gestores regionais questões como sustentabilidade, o crédito fundiário, crédito de carbono, projetos como os voltados para o cacau e açaí, pesca e pecuária, entre outros; um dos temas que já apresentamos foram as ações específicas da secretaria, por exemplo, para o Territórios Sustentáveis, que é um dos mais importantes arranjos produtivos que estamos trabalhando; serão dois dias, com certeza, bem proveitosos para os nossos coordenadores e para a gestão da secretaria e para os nossos técnicos”, enfatizou Giovanni Queiroz.

Além do titular da Sedap, a secretária-adjunta, Nilse Pinheiro e técnicos das diferentes diretorias da secretaria, acompanham a programação. Servidores da Emater também participam do encontro.

Pela manhã, os coordenadores regionais receberam informações sobre as ações que estão sendo postas em práticas pela coordenação do ‘Territórios Sustentáveis’, do Pro-Açaí e do ‘Água para Todos’, três iniciativas que estão sendo desenvolvidasdas em diferentes regiões de integração do Pará.

Sobre as ações do TS, que foram apresentadas pelo coordenador Thiago Catuxo, os gestores ouviram que está sendo levado para 47 municípios e sobre o plano de ação repassado às prefeituras que aderiram ao TS. A previsão é que sejam abrangidas cerca de 5.270 famílias com a ação da Sedap.

Com relação ao Pro Açaí, os coordenadores das regionais tiveram informações acerca das ações que são trabalhadas pelo programa, entre os quais, a aquisição e repasse pela Sedap de equipamentos para melhoria da qualidade do produto, o que inclui o tanque de branqueamento. O gerente de fruticultura do órgão, Geraldo Tavares, explicou como o dispositivo funciona e quais os benefícios que proporciona na qualidade do fruto. Segundo repassou, a secretaria distribuiu ano passado 2.400 equipamentos e ainda tem 600 para serem entregues este ano e que deverão ser repassados para outros municípios do estado, além da capital.

Os gestores tomaram conhecimento, também, das ações do programa Água para Todos que já beneficiou 1.865 pessoas na Região de Integração do Marajó e mais 520 na Região de Integração do Xingu, conforme explanou o coordenador da ação na Sedap, Deivid dos Santos. A perspectiva é que além dessas duas regiões, o programa beneficie mais mil famílias além de ser expandido para outras regiões de integração do estado.

Orientações-Para os coordenadores das regionais, a reunião de planejamento está sendo positiva. A gestora da regional de Paragominas, na região de integração do Rio Capim, Rosângela Damasceno, é importante a realização de encontros dessa natureza. “Precisávamos de um direcionamento e a partir desse encontro, vamos saber o que na verdade a casa tem para trabalhar, quais são os projetos e a partir daí, cada um de nós vai levar para sua regional o melhor projeto que se enquadra na região”, opinou a coordenadora.

Outro gestor regional que participa do encontro é Carlos Moreira, do município de Capanema, da Região de Integração do Rio Caeté. Recém empossado no cargo, o gestor destacou o suporte que a sede em Belém está dando para as unidades fora da capital. “A gente ainda está se inteirando de como funciona a secretaria e foi muito interessante o que já ouvimos até aqui porque estamos aprendendo, conhecendo mais as nossas ações da secretaria; depois desse encontro aqui, com certeza vamos poder fazer um trabalho mais abrangente na nossa região”, estimou Moreira.

Pela parte da tarde as apresentações continuaram. Entre os assuntos abordados, as ações do Procacau da Sedap, do projeto Seringa (Polo ProBio), PIF Abacaxi, Citricultura, Sistema Integrado de Produção de Hortaliças e crédito fundiário. Nesta sexta-feira, haverá uma explanação da secretaria-adjunta da Sedap, Nilse Pinheiro, que falará sobre a ação Caravana Produtiva, além da apresentação de temas como apicultura, programa de mandioca, pesca e aquicultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
25°
Chuva

Mín. 21° Máx. 24°

26° Sensação
0.51 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (22.48mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)

Mín. 21° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (20/01)

Mín. 20° Máx. 30°

Chuva