Em uma parceria do Governo do Pará com a mineradora Vale e Prefeitura de Cametá, na Região de Integração Tocantins, a Usina da Paz Cametá teve suas obras iniciadas. Será a 13ª UsiPaz construída no Estado, e deve beneficiar moradores de toda a região.
A dona de casa Maria de Fátima da Conceição é uma das moradoras que espera ansiosa a construção do complexo de cidadania. “A gente precisa muito aqui de cursos de capacitação, precisa ter mais facilidade pra emitir documentos e, com certeza, a Usina vai beneficiar muito a gente”, disse Maria de Fátima, que tem uma filha de 11 anos, e já aguarda as aulas de balé e teatro para a menina. “Quero muito que ela faça esses cursos. Sei que é importante pra ela, mas aqui ainda não tem. Estamos esperando por isso”, acrescentou.
A expectativa de Maria de Fátima é compartilhada por outros moradores da região, que esperam pelos serviços, cursos e demais atividades oferecidas pela Usina da Paz. O prefeito de Cametá, Victor Cassiano, disse que o momento é muito importante para o município, que é o 8º maior do Pará. “Esse é um aparato de inclusão, que vai trazer cidadania pra esse povo que tanto precisa de inclusão social. A Usina da Paz vai dar condição para que Cametá continue avançando”, declarou o gestor.
Governador Helder Barbalho destacou os vários investimentos do governo do Estado no municípioCidadania e inclusão- O governador Helder Barbalho, em agenda de trabalho na região nesta terça-feira (16), agradeceu as parcerias para a execução da obra e a confiança do povo cametaense. “Hoje é um momento muito especial, iniciando as obras da Usina da Paz Cametá, fruto da parceria com a prefeitura, deste que é o mais extraordinário programa de cidadania e inclusão, e que chega ao município de Cametá. As obras já iniciando no dia de hoje, somando-se ao Hospital Regional, obras em escola, estradas, pavimentação de ruas, programas sociais em diversas áreas, reafirmando nosso compromisso de trabalhar pelo povo de Cametá”, destacou.
Segundo o secretário Igor Normando, a Usina da Paz em Cametá reforça o empenho do governo em atender às demandas da população. “Cametá é um dos maiores municípios do nosso Estado e necessita de todo o aparato de serviços para os seus cidadãos. Nossa obrigação é estar aqui com esse trabalho. Eu não tenho dúvidas de que cada morador poderá usufruir de todos os benefícios propostos pela Usina da Paz”, ressaltou o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
As Usinas da Paz são uma ampla estrutura de serviços para a comunidade, com área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como teatro; esportes (em quadra poliesportiva e dojô de artes marciais); prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas etc.) e um prédio denominado Usina, no qual são realizadas atividades de qualificação profissional e educativas.
Além da Usina da Paz em Cametá, já foram iniciadas as obras das UsiPaz de Bragança, na Região de Integração Rio Caeté, e Abaetetuba, também na RI Tocantins. Helder Barbalho e trabalhadores que vão erguer o complexo de cidadania em Cametá
Atualmente, funcionam nove complexos: UsiPaz Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém); UsiPaz Cabanagem, na capital; UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba (RMB); UsiPaz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém; UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Sudeste, entregues em maio e junho de 2022, respectivamente, e UsiPaz Jurunas/Condor, UsiPaz Terra Firme e UsiPaz Guamá, na capital. As obras estão em andamento nas UsiPaz de Altamira, no Oeste, e Marabá (Sudeste).
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva