Sexta, 26 de Abril de 2024 03:10
94992727888
Pará Saúde

Hospital Oncológico Infantil arrecada 200 bolsas em campanha de doação de sangue

A programação contemplou também a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão repassados às casas de apoio

26/04/2023 20h45 Atualizada há 12 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol

Em parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu, nesta quarta-feira (26), a 13ª edição da Campanha de Doação de Sangue da instituição. Referência em oncologia pediátrica na região amazônica, o Hospital, gerenciado pelo Instituto Diretrizes, promoveu a programação especial com música, brincadeiras e muita animação. Tudo para chamar a atenção à causa e sensibilizar potenciais doadores que passavam em frente ao Hoiol, situado no bairro de São Brás, em Belém. Na ocasião, um paciente bateu o “Sino da Vitória”, sinal de êxito no tratamento, emocionando os presentes.

Com atividades recreativas promovidas com o apoio de grupos voluntários, a campanha garantiu 222 bolsas de sangue. A programação contemplou ainda a arrecadação de alimentos não perecíveis, e se estenderá até o próximo dia 30 (domingo). O produto pode ser entregue na recepção da instituição para que, posteriormente, seja direcionado às casas de apoio.

Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol

Militares do Hospital Naval de Belém e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), da Marinha do Brasil, também participaram da campanha e reforçaram o número de doadores, que se dividiram entre a unidade móvel do hemocentro e a sede da Fundação Hemopa.

Facilidade- O voluntário Sávio Ribeiro, em parceria com a Associação de Motoristas de Táxi do Hospital Ophir Loyola e Octávio Lobo, organizou o “Drive Thru da Doação de Sangue”, no qual as vagas de taxistas foram cedidas temporariamente, para que qualquer motorista pudesse estacionar rapidamente para efetuar a doação.

“O Drive Thru da Doação surgiu para atender  pessoas que até pensam em doar, mas que desistem por não encontrar vaga para estacionar. É um estímulo do Hospital e da organização dos taxistas, para que a gente consiga mais doações”, disse Sávio Ribeiro.

Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol

Gesto de amor- Natural de Redenção, na região Sul, a dona de casa Daiane Silva, 25 anos,  acompanha o filho, Victor Hugo, 4 anos, no tratamento contra leucemia. Ela contou que a criança já precisou fazer transfusões de sangue e, desde então, encoraja pessoas a doar e salvar vidas.

“Descobri que o meu filho tinha câncer na véspera de Natal do ano passado. Viemos para Belém, e o atendimento aqui no Hospital sempre foi muito bom. Mas tem coisas que não dependem só dos médicos, como a doação de sangue, que precisa da ajuda de outras pessoas. Por várias vezes o meu filho precisou de sangue e, graças ao cuidado que ele recebe e às doações, ele está bem”, informou Daiane.

Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol

A aposentada Maria das Dores Silva é avó de Caleb Fonseca, que também trata leucemia. “O sangue é vida, e quando você doa ajuda a salvar muitas vidas, como a do meu netinho, que já precisou muito. Doe sangue, não dói e ainda é rápido”, afirmou Maria das Dores.

Engajamento- A assistente social Camila Medina, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, ressaltou a importância das parcerias entre as instituições para o aumento do número de doações. “A demanda de reposição de estoque de sangue é contínua nos hospitais, e além das doações internas contamos com as campanhas externas, que são de extrema importância, também. A parceria com o Hoiol é muito boa porque o Hospital tem um potencial enorme, tanto que na última campanha, em dezembro do ano passado, nós tivemos um excelente público, com alta procura de doadores interessados”, lembrou.

As campanhas periódicas contribuem para a reposição de estoque do Hemopa, essencial para o tratamento e recuperação de pacientes oncológicos, disse Matheus Bernardes, biomédico integrante do Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico do Hoiol. “Muitos usuários precisam de hemocomponentes, como concentrado de hemácias e plaquetas. E alguns potenciais doadores podem até pensar que uma única doação é pouco demais. Mas acredite, uma simples doação pode salvar até quatro vidas. Caso tenha interesse em doar, basta se dirigir ao Hemopa e informar o código 1766”, disse Matheus Bernardes.

Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol
Crédito: Ellyson Ramos/ Ascom Hoiol

Doação- Quem não conseguiu comparecer à campanha, mas ainda quer ajudar, pode entregar um quilo de alimento não perecível na recepção do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), na Travessa Quatorze de Abril, 1394, bairro de São Brás. O recebimento das doações ocorrerá até o próximo dia 30, em horário comercial. As doações serão entregues às casas de apoio.

Já os doadores de sangue que não puderam comparecer à instituição nesta quarta-feira (27) poderão ir a qualquer posto de coleta do Hemopa. Basta informar o código 1766, que as doações serão direcionadas aos usuários do Hoiol. Para doar, é preciso, dentre outros critérios:

- Apresentar documento de identidade original com foto;
- Ter entre 16 a 69 anos (adolescentes, de 16 a 17 anos, devem estar acompanhados de um responsável legal);
- Estar bem de saúde e alimentado, e
- Pesar mais de 50 kg.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom/Hoiol

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 00h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

24° Sensação
0.67 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (7.26mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas