Quinta, 25 de Abril de 2024 09:13
94992727888
Pará Pará

Governo do Pará promove 500 militares e eleva remuneração da PM e do Corpo dos Bombeiros

Governador anuncia benefícios e promoções para as corporações em evento pelo Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, o alferes Tiradentes

24/04/2023 16h55 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

O governador Helder Barbalho assinou, nesta segunda-feira (24), Projeto de Lei para aumentar a remuneração dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, por meio do escalonamento vertical do círculo de praças e praças especiais. O documento foi assinado na solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o "Alferes Tiradentes". Agora, o texto será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém.  

Na entrega de Medalhas do Mérito Tiradentes, mais de 500 policiais militares, entre oficiais e praças, foram promovidos. “Este é o momento de festejar e reconhecer as ações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, destacando as nossas ações realizadas para garantir a redução da criminalidade e poder também resgatar um compromisso de valorização com a nossa tropa", enfatizou o governador do Pará.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Helder Barbalho acrescentou que, "o projeto de escalonamento não apenas aumenta o piso do soldo do soldado equiparando ao salário mínimo, como também estabelece, a partir daí, 5% de ampliação da remuneração de acordo com a patente subsequente. É uma demanda histórica da corporação e chega com intuito de valorizar, fazer nossa tropa estar estimulada a servir e proteger a população do Pará”.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Progressão funcional

A ascensão funcional, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, ratifica o papel da corporação como patrimônio do povo paraense. “É um dia muito especial para todos nós. Ele marca a ascensão funcional característica da nossa corporação. A valorização profissional é um dos pressupostos que mantém essa redução histórica da criminalidade que vivenciamos nos últimos anos, preservando vidas, servindo e protegendo a sociedade”, assegura o oficial.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

O governador destacou a redução sistêmica dos níveis de criminalidade violenta em todo o Estado, ao longo dos últimos anos, tornando o Pará referência para o Brasil, como o estado que mais reduziu criminalidade violenta, homicídios e latrocínios por todo o país. “Os resultados são fruto da ampliação do nosso efetivo, investimento em estrutura e tecnologia para os órgãos da segurança pública, além das ações de cidadania, a exemplo das Usinas da Paz. Buscamos enfrentar os efeitos com a polícia na rua e enfrentar as causas por meio da transformação social’, diz Helder Barbalho.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Valorização dos servidores

O tenente coronel Sullivan é um dos mais de 500 policiais militares promovidos na manhã desta segunda-feira (24). “A promoção é o ápice na carreira de qualquer oficial ou praça. É uma grata satisfação pelo reconhecimento do nosso comandante-chefe, que é o governador do Estado, e da nossa sociedade, que é pra quem prestamos esse serviço. Traz mais motivação para que a gente desempenhe um trabalho cada vez melhor junto à comunidade”, pontua.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado afirma que esse dia merece ser celebrado. “Realizamos promoções importantes que valorizam nossa tropa. Além dos anúncios de melhorias para categoria e reconhecimento pelo trabalho que a corporação vem fazendo em todo o Estado. São fortalecidos compromissos com a tropa para que, cada vez mais, deem o melhor para a sociedade”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 06h03
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.27 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (2.85mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas