Domingo, 19 de Janeiro de 2025 12:06
94992727888
Geral Pará

Sedap fomenta cultura do milho e beneficia uma média de 6 mil agricultores familiares no estado

De alto valor nutritivo, o produto ganhou uma data especial e tem o seu dia comemorado nesta segunda-feira (24) em todo o mundo

24/04/2023 11h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O milho é um dos grãos mais utilizados no preparo de alimentos humano e também como insumo para rações animais. De alto valor nutritivo, esta cultura ganhou uma data especial e tem o seu dia comemorado nesta segunda-feira (24) em todo o mundo. No Pará, o fomento das sementes aos agricultores familiares é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), que é responsável pelo projeto de Culturas Alimentares Básicas. 

A estimativa da Secretaria é que até o final deste ano, uma média de 6 mil agricultores recebam sementes de milho adquiridas pela instituição. A entrega para os municípios iniciou-se em dezembro do ano passado. Alguns produtores, como é o caso de Luís Carlos dos Santos, na região de integração do rio Capim, já estão bem próximos de colher a primeira leva do milho.

Dono de uma propriedade de um hectare, o produtor estima que no final de maio irá tirar o milho que será aproveitado na própria propriedade como ração animal. Santos é presidente da Associação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Assentamento São João. Ele conta que, além dele, mais cinco produtores rurais foram beneficiados com as sementes adquiridas por meio da Sedap.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
“Estamos muito felizes com esse milho que nos foi repassado com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sedap; recebemos aqui também o apoio da nossa Secretaria de Agricultura que recebeu da Sedap e repassou esse milho para os agricultores, através das suas associações. É uma semente muito boa, a gente plantou assim que recebeu, e no final de maio já estaremos colhendo. Essa cultura tem uma importância muito grande para nós. Estamos satisfeitos com o trabalho de parceria. Eu acredito que o ano que vem, com o apoio do Governo, da prefeitura e da secretaria de agricultura, vai melhorar ainda mais para o nosso agricultor”, declarou o produtor rural.

O secretário municipal de agricultura de Ulianópolis, Manoel Severino, reiterou a importância do repasse do milho pela Sedap. “Nós distribuímos esse produto para as associações de produtores; essas sementes são bastante satisfatórias. Esse é papel das instituições públicas para fomentar, principalmente da Sedap, que faz isso com muita eficiência e eficácia. As sementes nos foram repassadas por meio da Gerência Regional da Sedap. É mais uma ferramenta de apoio e segurança alimentar, não apenas ao produtor, mas também para ração animal”, observou Severino. Ele informou que, no total, 20 produtores de Ulianópolis foram beneficiados com as sementes.

Incentivo -A engenheira agrônoma da Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap, Ivanize Carvalho, que também é coordenadora da Municipalização e Modernização da Agricultura Familiar, disse que a Secretaria faz o fomento da semente do milho de variedades registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
“Nessa gestão, nós criamos dentro da Dafa o projeto de Culturas Alimentares para incentivar a produção de alimentos básicos, como arroz, milho feijão e mandioca. No caso do milho, a Sedap adquiriu entre 2022 e 2023 cerca de 30 toneladas de sementes da variedade BRS 106 desenvolvida pela Embrapa, para fazer o fomento e para que os produtores possam produzir tanto para consumo próprio, como para comercializar o excedente”, explicou a engenheira agrônoma.  

Agricultores de todas as regiões de integração do Estado receberam as sementes, como frisou Ivanize Carvalho. “Atendemos as demandas registradas na Secretaria, como é o caso das prefeituras, através das secretarias municipais de agricultura e das organizações sociais; essas demandas chegam por meio da Dafa”, explica a engenheira agrônoma. 

A profissional reiterou, ainda, que as 30 toneladas de sementes de milho adquiridas pela Secretaria atendem entre 4 mil a 6 mil agricultores, considerando uma média de duas tarefas por produtor. “Uma parte já recebeu e está no plantio quase no ponto de colher; nós não apenas repassamos como acompanhamos o plantio e a colheita do milho”, esclarece.

Dados do milho -A cultura é uma das consideradas relevantes em todo o Brasil e está inclusa no Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). De acordo com os dados sistematizados regionalmente pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas (Nuplan) da Sedap, o Pará ocupa a 14ª posição no ranking nacional e a terceira entre os estados da região Norte. 

As projeções para este ano são positivas, de acordo com o LSPA.  As estimativas apresentam ganhos de 0,61% na área colhida (408.815 ha) e de 11,73% na quantidade produzida (1.386.285 t). O município de Santa Maria das Barreiras, na região de integração do Tocantins, é o maior produtor regional com 116.468 toneladas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 11h02
26°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

28° Sensação
1.54 km/h Vento
78% Umidade do ar
100% (2.46mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/01)

Mín. 20° Máx. 29°

Chuvas esparsas