Quinta, 28 de Março de 2024 07:13
94992727888
Pará Pará

Superintendências, Comandos Regionais e equipes especializadas atuam em Altamira

Equipes da Divisão de Homicídios e da Polícia Militar foram deslocadas de Belém para o município, onde já houve prisões e apreensões

15/05/2022 22h15 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Agentes de segurança seguem mobilizados junto a equipes especializadas no município de Altamira, no sudoeste estadual
Agentes de segurança seguem mobilizados junto a equipes especializadas no município de Altamira, no sudoeste estadual - (Foto: Agência Pará)

A força-tarefa montada neste domingo (15), pelo governo do Estado mobilizou equipes das Superintendências, Comandos Regionais e quipes especializadas reforçando as ações de segurança no município de Altamira, no sudoeste estadual. 

Agentes da Divisão de Homicídios (DH), de Belém, estão em Altamira e também auxiliam as investigações. A Polícia Militar também reforça o aparato policial  com o Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Ações com Cães (BAC), e ainda, o Regimento de Polícia Montada (RPMOT), a fim de assegurar a manutenção da ordem no município.

Durante as incursões realizadas na tarde deste domingo (15), houve prisões e apreensões de drogas, cujos suspeitos são investigados para se checar possível conexão com os crimes ocorridos recentemente no município. Os detidos após os procedimentos legais cabíveis, estão à disposição da Justiça. 

<br />

- (Foto: Agência Pará)

Integração 

Mais de 60 agentes de Segurança entre Policiais Militares e Civis estão realizando, de forma ininterrupta, ações preventivas e repressivas. Paralelo  a isso, há um trabalho de inteligência em curso para identificar e localizar os autores dos crimes ocorridos na noite de sábado, em que quatro pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas, em um estabelecimento comercial.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, o governador do Estado, Helder Barbalho, junto a gestores dos órgãos do Sistema de Segurança do Estado e membros do Ministério Público se reuniram com os comandos locais e traçaram estratégias. As medidas são postas em prática na busca dos esclarecimentos dos fatos.

Entre as iniciativas estão em andamento incursões de forma integrada, e também isoladas, dentro das atribuições específicas dos órgãos envolvidos. Diligências foram feitas em residências, e houve apreensão de alguns objetos, cujas análises devem contribuir para as investigações. 

Nas ruas de Altamira, as rondas repressivas e preventivas se intensificaram nas últimas horas e vão continuar
Nas ruas de Altamira, as rondas repressivas e preventivas se intensificaram nas últimas horas e vão continuar - (Foto: Agência Pará)

Operações

Além das medidas específicas, também continuam sendo intensificadas, as operações da Polícia Militar, como "Polícia Mais Forte" e "Super Overlord", que mobilizaram 15 viaturas e mais de 40 militares na tarde deste domingo, garantindo a ostensividade, presença nas ruas e fiscalizações em pontos estratégicos do município. 

O objetivo das ações ostensivas também é coibir e inibir as ações criminosas ocorridas no município, visando garantir a paz social e a redução dos indicadores de criminalidade. 

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, pontua a importância do investimento em inteligência, que diante de eventos como esses, são essenciais para apuração investigativa por parte da Polícia Civil e dos setores de perícia e inteligência do Estado, fazendo com que ações de combate a organizações criminosas sejam exitosas, bem como a localização, em tempo breve, de autores dos crimes. 

“Estamos desenvolvendo continuamente ações ostensivas, não somente em Altamira, mas em todo o estado, em especial nesse final de semana para o enfrentamento da criminalidade. Porém, com o episódio ocorrido ontem (14) montamos uma força tarefa, com estratégias voltadas para neutralizar e capturar os responsáveis pelas mortes e por outros delitos que vem ocorrendo no município de Altamira. Ressaltamos que não deixaremos a criminalidade tomar conta dessa região assim como do nosso Estado como um todo", pontuou o titular da Segup.

Por Roberta Meireles (SEGUP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 05h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
0.3 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva