Quinta, 18 de Abril de 2024 01:06
Pará Pará

Secretaria de Saúde do Estado leva ações de saúde à Praça da República, em Belém

Sespa foi parceira do Detran em ações alusicas ao Maio Amarelo, campanha nacional de prevenção a acidentes, neste domingo (15)

15/05/2022 19h35 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Criança brinca e aprende sobre saúde bucal com a equipe da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Sespa
Criança brinca e aprende sobre saúde bucal com a equipe da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Sespa - (Foto: Melina Marcelino / Ascom Sespa)

‘Juntos Salvamos Vidas!’. Esse é o tema da campanha de educação no trânsito, alusiva ao Maio Amarelo de 2022. A partir dele, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) se uniu ao Detran para uma ação na Praça da República,  na manhã deste domingo (15).

A programação começou com uma caminhada que saiu da Praça Barão do Rio Branco, às 8h, e seguiu à Praça da República, onde foi montada uma estação para serviços à população. 

Renata Coelho, diretora geral do Detran Pará, destaca a parceria de outras secretarias na ação. “Essa é uma ação de mobilização que estamos fazendo através do Detran Pará, Governo do Estado, e todas as secretarias, para a conscientização das pessoas para um trânsito seguro”.

Alessandra Amaral, coordenadora Estadual de Saúde Bucal e coordenadora do TerPaz pela Sespa, celebrou a atividade em parceria com o Detran. “É muito importante essa integração entre os órgãos do Governo do Estado, é importante valorizar, integrar esses serviços, por que um complementa o outro”.

Servidora da Sespa, Marilene Santos, em atendimento a jovem na Praça da República, em Belém
Servidora da Sespa, Marilene Santos, em atendimento a jovem na Praça da República, em Belém - (Foto: Melina Marcelino / Ascom Sespa)

Serviços

A Sespa ofereceu serviços de Testagem de ISTs, verificação de glicose e pressão arterial, auriculoterapia, avaliação e orientações sobre nutrição, saúde do homem, saúde no trânsito e saúde bucal. Ao todo 20 servidores da Sespa participaram da atividade. 

O estudante de enfermagem, Samuel Duho, de 20 anos, aproveitou os serviços oferecidos na ação. “Tô gostando muito, estou estudando sobre educação e saúde e essa ação representa isso, já fiz avaliação nutricional e agora vou verificar a pressão”.

Samuel Duho aproveitou a presença de profissionais da Sespa e verificou a pressão arterial, na manhã deste domingo (15)
Samuel Duho aproveitou a presença de profissionais da Sespa e verificou a pressão arterial, na manhã deste domingo (15) - (Foto: Melina Marcelino / Ascom Sespa)

O enfermeiro e coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim explica que a ação foi pensada em ofertar serviços que ofereçam qualidade de vida para os usuários.

“O Detran fez esse convite pra gente para ofertar serviços de saúde nesse dia que vem fomentar a importância e chamar a responsabilidade dos usuários para o trânsito,  já que o trânsito está presente no nosso dia a dia, então pensamos em serviços importantes para a  qualidade de vida do usuário que é condutor, ciclista, pedestres, motociclista. A gente trouxe avaliação e orientação nutricional, a nutrição é fundamental para a qualidade de vida, tem verificação de pressão arterial e glicemia, que são vilões da saúde com a hipertensão e diabetes” explicou o coordenador.

A dona de casa Marilene Santos, se surpreendeu com a atividade e fez vários testes. “Fiquei muito feliz em ver essa ação, gosto muito de saber como está a minha saúde e aproveitei a ação da Sespa para fazer testes de ISTs, verifiquei a minha glicose e a pressão arterial. Essa ação tinha que acontecer com mais frequência”.

O usuário que faz os testes recebe o resultado em 20 minutos e logo em seguida recebe orientações de como se cuidar e evitar maiores agravos para a saúde. 

Além dos testes, os usuários recebem orientações sobre saúde. Alessandra Amaral, coordenadora Estadual de Saúde Bucal, fez uma apresentação sobre como escovar os dentes para crianças e familiares.

“Sabemos que a saúde começa pela boca, não existe uma saúde geral sem a saúde bucal, então essas informações foram dadas hoje para lembrar que precisamos ter esses cuidados. Também entregamos kits com escova e pasta de dente para as crianças e encaminhamento de como acessar os serviços de Saúde Bucal do Estado”, informa Alessandra.

Também estava disponível para os usuários a Auriculoterapia, técnica que faz parte das Práticas Alternativas Complementares da Saúde, e consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos e que trás inúmeros benefícios para a saúde do usuário.

Por Melina Marcelino (SESPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 21h23
23°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
0.58 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (4.46mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)

Mín. 23° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva