Um dia após a velocista acreana Jerusa Geber, da classe T11 (cegas), superar o recorde mundial paralímpico dos 100 metros, o Circuito Loterias Caixa de atletismo foi palco neste domingo (26) de outras duas quebras de índices. No lançamento de dardo, a paulista Beth Gomes, da classe F53 (cadeirantes), estabeleceu uma nova marca internacional: 13,69 metros. O índice anterior - 11,89m - fora obtido pela ucraniana Lana Lediedieva, em 2021, na Paralimpíada de Tóquio. Quem também brilhou hoje (26), no último dia do Circuito, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, foi a pernambucana Ana Cláudia da Silva, da classe T42 (de?ciência nos membros inferiores,sem uso de prótese), ao alcançar 4,13m no salto em distância. O índice anterior era de 4,03m.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Elizabeth Gomes (@atletabethgomesoficial)
Em meio ao ciclo paralímpico para Paris 2024, os resultados deste fim de semana são um incentivo a mais para atletas de alto rendimento, como Beth Gomes, de 58 anos, atual recordista mundial no arremesso de peso e no lançamento de disco (classe F52), além de medalhista de ouro no lançamento de disco nos Jogos de Tóquio.
"Estou vindo de uma preparação muito boa. Mas, com essa mudança de classe, foi uma surpresa para mim. As provas de dardo estão no programa dos Jogos de Paris 2024 e pretendo me dedicar bastante para buscar uma medalha também, além do disco, que é a minha prova principal", afirmou a atleta, diagnosticada nos anos de 1990 com esclerose múltipla, em depoimento ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
RECORDE MUNDIAL! ????????????
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) March 26, 2023
Ana Cláudia Silva estabeleceu o novo recorde mundial no salto em distância T42 com a marca de 4m13 ???? #LoteriasCaixa pic.twitter.com/UjPa0mOWoSA recifense Ana Cláudia da Silva, que competiu na Rio 2016 e em Tóquio 2020, também festejou muito a façanha de superar o índice mundial no salto em distância.
“Estávamos fazendo saltos próximos a essa marca nos treinos e hoje tivemos a felicidade de conseguir esse feito. O trabalho do atleta é duro e árduo e chegar a um recorde mundial não é de um dia para o outro", admitiu Ana Cláudia, que sofreu uma queda e fraturou o fêmur quando tinha seis anos.
No sábado (25), a acreana Jerusa Geber - medalhista em Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020 - superou a própria marca, o recorde mundial da prova dos 100 m da classe T11 (cegas). Geber completou a distância em 11s83, baixando em dois centésimos o índice obtido por ela mesma em 2019, também o CTP, em São Paulo.
Na história, apenas outras três atletas completaram 100m em menos de 12 segundos nos últimos quatro anos: as chinesas Cuiqing Liu e Guohua Zhou, além da britânica.
“Estava perseguindo o recorde já no Grand Prix de Marrakech [Marrocos], início de março, que foi a primeira competição do ano. Mas era para conseguir aqui, na minha casa. Eu gosto muito desta pista e me sinto bem nela”, disse Jerusa, que nasceu totalmente cega.
Todos os recordes mundiais ainda necessitam de homologação pela Word Para Athletics (WPA), ligado ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). A expectativa é de que o trâmite ocorra em breve, uma vez que o Circuito atende a todos os critérios estabelecidos pelo IPC. O Circuito Caixa, idealizado e organizado pelo CPB, reuniu 324 atletas neste fim de semana (sábado e domingo), tanto na na pista, quanto no campo do CTP, em São Paulo.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémASSASSINATO Vice-presidente de torcida organizada do Paysandu é executado em BelémESPORTES Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra VenezuelaESPORTES Polícia investiga manipulação de resultados no futebol cariocaRUMO AO HEXA Gramado do Novo Mangueirão passa por inspeção da CBF para receber Seleção BrasileiraESPORTES “Rei”, “futebol” e “craque”, as palavras que resumem o legado de PeléESPORTE Clubes devem responder sobre publicidade de bets para público infantilCanaã dos Carajás, PAAtualizado às 03h0222°Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
23° Sensação0.76 km/h Vento97% Umidade do ar81% (1.15mm) Chance de chuvaAmanhã (23/11)Mín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsasAmanhã (24/11)Mín. 22° Máx. 38°
Tempo limpoMais lidas1Brasil - Há 4 dias Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional Confira as principais efemérides da semana entre 17 e 23 de novembro2Brasil - Há 7 dias Diretor da PF defende regulamentação das redes sociais no Brasil3Entretenimento - Há 2 dias Ana Maria Braga viraliza ao chamar Joe Biden de Bin Laden4Polícia - Há 2 dias Investigado por morte de enteado a tiros é preso pela PC em Redenção5Política - Há 3 dias Janja atribui a 'machismo' a falta de gabinete de primeira-dama no BrasilBastidores da Política PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Mundo dos Esportes Vice-presidente de torcida organizada do Paysandu é executado em BelémMundo dos Famosos Ana Maria Braga viraliza ao chamar Joe Biden de Bin LadenTecnologia e Games Aprenda a recuperar arquivos excluídos no Google FotosNovo Repartimento - PA Presa Rannyeli Alves, suspeita de matar, Yasmin em Novo RepartimentoEldorado dos Carajás - PA Mulher morre em batida entre carro e moto na Curva do SParauapebas - PA Homem esfaqueia duas pessoas em via públicaSão Geraldo do Araguaia - PA Homem Investigado por estupro é preso em São Geraldo do Araguaia