Quinta, 25 de Abril de 2024 05:57
94992727888
Pará Trânsito Pará

"Educação de Trânsito" do Detran percorrerá o estado a partir desta quarta-feira (15)

Projeto promove ações educativas com o objetivo de reduzir acidentes com lesões graves nas rodovias paraenses

15/03/2023 09h00 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Alertar a população sobre os fatores de risco de acidentes e conscientizar motoristas e pedestres sobre o comportamento seguro no trânsito são os principais objetivos do projeto "Educação de Trânsito por Todo o Pará". Coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o projeto promove ações educativas nas diversas regiões do estado desde 2021 com o objetivo de reduzir acidentes com lesões graves nas rodovias.

No próximo dia 15, o "Educação de Trânsito por Todo o Pará" inicia as ações de 2023 neste mês pela região do Baixo Tocantins, começando pelo município de Barcarena. As equipes também percorrerão até o dia 31 deste mês as cidades de Moju, Abaetetuba e Igarapé-Miri. No dia 04 de abril até 20 do mesmo mês será a vez do Sudeste paraense receber as ações do Detran, nos municípios de Marabá, Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Dirigir sem o cinto de segurança e com excesso de velocidade, não usar o capacete, conduzir crianças fora do dispositivo de segurança, beber e dirigir, além de conduzir veículo falando ao celular são algumas das principais causas de mortes no trânsito no Pará.

“A educação de trânsito salva vidas e quando a população é conscientizada sobre os principais fatores de acidentes tende a mudar o comportamento. O projeto busca justamente massificar essa mensagem de que o trânsito é feito por todos e que juntos salvamos vidas”, destaca a diretora geral do Detran, Renata Coelho.

Coelho explica que as ações educativas ocorrem o ano todo em diversos ambientes, a exemplo de escolas, empresas, nas Usinas da Paz e durante as grandes operações do Detran, no entanto, duas vezes ao ano o projeto percorre as regiões de forma mais intensa com ações expressivas nos municípios, tanto na via pública como nas unidades educacionais, órgãos públicos, associações de profissionais do trânsito etc.

“É uma programação mais ampla com um grande alcance de pessoas que recebem as orientações dos agentes de educação do Detran e são convidadas pelas nossas equipes a perceberem o risco e adotar um comportamento seguro tanto para si quanto para os demais usuários da via. O que a gente observa é que o número de acidentes tende a reduzir nos municípios visitados pelo Detran”, detalha a diretora. 

A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos mais responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.  Desde o início do projeto, mais de 100 municípios paraenses já receberam as ações educativas e pelo menos 10 mil pessoas já foram alcançadas com as orientações educativas.

Texto:Fabiana Otero/Asdecom Detran

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.58 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (2.85mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas