O Demodex folliculorum é um ácaro microscópico que habita naturalmente a pele humana, incluindo a área das pálpebras. Em condições normais, a presença destes ácaros não causa problemas, mas em algumas pessoas eles podem se reproduzir em excesso, causando inflamação e infecção.
De acordo com o oftalmologista Dr. Renato Neves - Diretor do Eye Care Hospital de Olhos, o recente aumento do uso de máscaras que impedem a circulação de ar, causaram uma verdadeira epidemia de casos de Blefarite e Olho Seco, relacionadas a presença do ácaro. Os principais sintomas da infestação nos cílios por esse tipo de ácaro são: coceira nas pálpebras, ardor, olho seco, sensação de corpo estranho, vermelhidão ocular, sensibilidade à luz e até visão embaçada.
O diagnóstico da presença do mesmo se dá através de exame de microscopia. De acordo com o Dr. Jeison de Nadai, responsável pelo laboratório EyeLab, são coletados alguns cílios, geralmente contendo “caspas”, para determinar a presença de ácaros.
O tratamento da blefarite demodéxica inclui a aplicação de medicamentos tópicos, que devem ser prescritos pelo médico oftalmologista.
Em caso de olho seco associado, a aplicação de Luz Pulsada regulada para uso oftalmológico está indicada. Segundo Neves, o tratamento é realizado em 3 seções a cada 15 dias, que estabilizam a disfunção das glândulas de Meibomius infestada pelos ácaros e que produzem a parte gordurosa da lágrima de forma anômala, e permitindo a evaporação da parte aquosa do filme lacrimal.
O tratamento inclui a aplicação de medicamentos tópicos e, em casos graves, o uso de medicamentos por via oral. É importante procurar um médico se os sintomas persistirem ou se houver alguma mudança na visão.
Serviço
Dr. Renato Neves – Eye Care Hospital de Olhos – 11 3065-2420
Dr. Jeison de Nadai – EyeLab – 11-94907-0066
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuva