Sábado, 20 de Abril de 2024 02:48
Pará Pará

No HGT um menino é o primeiro bebê a nascer no Dia das Mães

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) é referência em obstetrícia e, de janeiro a abril de 2022, registrou o nascimento de 478 crianças

09/05/2022 13h20 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Divulgação

O domingo (8), Dia das Mães, foi especial para cinco usuárias que tiveram bebês no Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, entre elas, a adolescente Naely Silva, de 17 anos, que estava acompanhada da mãe, Ana Silva.

“A gestação me trouxe alegria. Na hora do parto não contive e chorei de felicidade ao sentir o meu bebê sobre mim. Fiquei muito ansiosa para tê-lo em meus braços. É um momento de alívio, alívio este, que valeu a pena ter passado pela gravidez. Assim, me tornei mãe do Ezequiel”, disse Naely, com a voz emocionada.

“Foi tudo perfeito, tão perfeito que o meu filho chegou na minha vida no Dia das Mães. Deus é perfeito. Escreve a história de nossas vidas de uma tal forma que parece um sonho. Obrigado, equipe do HGT por proporcionar um parto tranquilo e com profissionais capacitados”, disse Naely Silva, moradora da Vila Soledade, no município de Moju,  distante 131 km de Tailândia.

Cinco bebês nasceram ontem no HGT, que é referência em Obstetrícia. Entre as puérperas estava Hellen Amorim, de 20 anos. Ela, que reside na cidade, não escondeu a emoção vivida no seu parto. “Não há palavras para descrever o nascimento de um filho. A mãe traz um ser tão perfeito, a gente nunca viu na vida, e hoje conhecendo fisicamente, em poucas horas, já estou amando eternamente”.

Para deixar o momento ser tão marcante, a nova mamãe parabeniza o atendimento no HGT. “É uma equipe altamente capacitada, a começar pela médica obstetra Camila Xavier, fantástica como profissional, quanto à equipe de Enfermagem plantonista liderada pelo enfermeiro, Renan Aviz, além das técnicas em Enfermagem, Rayane Lima e Daiane Oliveira. Eles me acolheram de uma forma humanizada que fiquei tranquila”.

Ser mãe já carrega um ar de alegria, compaixão, imagina quem chega a tornar-se avó. Foi com tanto orgulho que a dona Valdirene Amorim, de 40 anos, mãe de Helen Amorim, recepcionou a sua neta, Maria Angelina Amorim, com aproximadamente 4kg e 47 centímetros. 

“Ser avó é ser mãe em dobro. Lembro quando a Helen nasceu, foi uma alegria muito grande. Revivi tudo que passei no meu parto, a mesma alegria, emoção, mas tudo em dobro. Quando vi a minha neta chegando no quarto, nos braços da técnica em Enfermagem e sendo colocada no berço, me aproximei, olhei para ela e disse: seja bem-vinda Angelina, aqui é a vovó, sua segunda mãe. Você chegou para ser amada eternamente”, contou com lágrimas escorrendo pelo rosto e voz embargada. 

Se o fato de gerar uma criança já traz tamanha comoção, atuar na Maternidade e ajudar a proporcionar essa alegria às usuárias não tem preço, disse a técnica em Enfermagem, Rayane Lima, que trabalhou no parto de Hellen Amorim.  Mesmo  estando de plantão no Dia das Mães, a profissional não deixa de se emocionar com a realização dos partos.

“É um dia diferente para trabalhar. Parece que tudo emociona. Como estou longe do meu filho Ramon Lima, de apenas três aninhos, lembro da minha gestação, do meu parto e essa alegria, ímpar, também quero proporcionar às mães aqui no HGT. Como sou muito apegada ao meu filho, essa é a forma que eu encontrei de confortar o meu coração nos dias de plantão, principalmente, no Dia das Mães. Trabalhar no Centro de Parto Normal (CPN) é parir junto com as mães”, declarou a profissional ao informar que essas duas usuárias, geraram seus respectivos bebês, através do parto normal.

Laços de Amor -No ano de 2021, o HGT realizou 1.636 partos. Considerando os quatro primeiros meses de 2022, foram 478 bebês que nasceram na unidade hospitalar. Por isso, o HGT proporciona às mulheres gestantes o projeto "Laços de Amor", que tem a finalidade de fortalecer os vínculos entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo mais segurança na assistência a obstetrícia antes, durante e no pós-parto. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e é conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Na ação, as gestantes fazem um tour para conhecer alguns setores do hospital, entre eles, o Centro de Parto Normal (CPN) e a Sala Cirúrgica onde elas podem ter seus filhos, além do posto de Enfermagem e toda a estrutura e o suporte obstétrico além de uma equipe capacitada oferecida pelo HGT.

“A nossa unidade hospitalar disponibiliza e auxilia os profissionais com alguns instrumentos, tais como: barra, onde a gestante pode fazer exercícios durante o trabalho de parto. Além deste suporte, proporcionamos uma bola de pilates para que a usuária possa fazer exercícios pélvicos que auxiliam no trabalho de parto, na dilatação, na abertura da pelve”, explicou, o enfermeiro Renan Aviz.

A Equipe da Maternidade do HGT oferece atendimento seguro, de qualidade e humanizado às usuárias com a disponibilidade de parto verticalizado em uma banqueta móvel e apropriada para o procedimento que ajuda fisiologicamente a saída do bebê. “Usamos esse método para mostrar que a mulher pode parir de outras formas e com segurança. Trouxemos essa opção para tirar aquela cultura de que a mulher somente pode parir deitada na posição ginecológica. A melhor posição é a verticalizada, onde o próprio peso do bebê ajuda a descê-lo e a dilatar o colo. O acompanhante fica atrás desta banqueta dando apoio, durante o trabalho de parto à usuária”, conclui o enfermeiro.

Estrutura -O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto de Pallmer Barros

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.