Quarta, 24 de Abril de 2024 15:03
94992727888
Saúde Pará

Música, cinema e massagem contribuem para 'Mente Sã, Corpo São'

A programação no Hospital Regional do Baixo Amazonas enfatizou a importância da saúde mental dos profissionais de saúde

28/01/2023 01h35 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: ARQUIVO / AG. PARÁ
Crédito: ARQUIVO / AG. PARÁ

A auxiliar administrativo Silvia Cardoso nem imaginava que durante o intervalo de trabalho na quinta-feira (26) ganharia uma sessão de massagem grátis. “A gente precisa de um momento como esse. Tem dias que a gente não está tão bem, está tensa. E agora, com essa massagem, dá para segurar a tarde toda de trabalho”, disse Silvia, que trabalha no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. Ela foi uma das participantes de uma ação da campanha “Janeiro Branco – Mente Sã, Corpo São”, que destaca a importância da saúde mental.

Crédito: ARQUIVO / AG. PARÁ
Crédito: ARQUIVO / AG. PARÁ

No jardim da unidade foi montado um espaço interativo, com jogos de dominó e esteiras, para que os funcionários pudessem sentar ou deitar, e o serviço de massagem, com dois profissionais. “A gente fez uma modalidade de massagem rápida, que é exatamente para o ambiente de trabalho, onde o funcionário não pode ficar muito tempo. Mas esses 10, 15 minutos que ele passa com a gente já ajudam a relaxar. Sabemos que a rotina pode ser estressante, extenuante. Um momento como esse, de descontração e relaxamento, é muito interessante para todos eles”, explicou o fisioterapeuta Fábio Abreu.

Os funcionários também assistiram a um show musical no intervalo, com os cantores Priscila Castro e Dan Selassie apresentando um repertório variado de MPB e ritmos paraenses, como brega e carimbó. “Para nós, foi muito especial. A música faz parte da vida de todo mundo, e através dela podemos equilibrar o nosso humor, nossas emoções, nossa saúde mental, por conta de tudo o que a música proporciona. Para quem trabalha em um hospital, uma atividade como essa é fundamental como relaxamento”, disse Priscila Castro.

Cuidado- O grande objetivo da ação, coordenada pelo Setor de Humanização do HRBA, é proporcionar bem-estar aos funcionários, com um momento diferente na rotina de trabalho. “Queremos sempre oferecer o melhor serviço em saúde aos nossos usuários. E isso só é possível por causa da qualidade e da dedicação de cada um dos nossos colaboradores. Por isso, tão importante quanto cuidar dos nossos pacientes é cuidar de quem cuida deles. Ofertar serviços de relaxamento, uma partida de dominó e música, coisas simples que fizeram esse dia muito especial para todos os que participaram. Tenho certeza que eles saíram daqui mais relaxados e motivados para o retorno ao trabalho”, ressaltou o diretor-geral do HRBA, Eder Lúcio de Souza.

“Eu achei muito interessante. Almocei ouvindo uma boa música e depois ainda ganhei uma massagem relaxante. Foi muito bom e importante para nós”, disse Silvia Cardoso.

Cinema- A programação alusiva ao “Janeiro Branco” começou no início da semana no HRBA. Nos dias 23, 24 e 25 os funcionários foram convidados para sessões de cinema no auditório da unidade. Nesta sexta-feira (27) houve atendimento psicológico.

Localizado no Oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade, para cerca de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região, ofertando atendimento em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, e Terapia Renal Substitutiva. A unidade pertence a Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 11h05
29°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 28°

33° Sensação
2.57 km/h Vento
74% Umidade do ar
100% (8.99mm) Chance de chuva
Amanhã (25/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva