Sexta, 29 de Março de 2024 05:09
94992727888
Cidades Educação

Com novos espaços de ensino, Canaã ganhará 37 novas salas de aula

Os espaços foram direcionados para bairros estratégicos do município visando diminuir impactos logísticos

26/01/2023 20h32 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Vinícius de Paula
Com novos espaços de ensino, Canaã ganhará 37 novas salas de aula

Canaã vai inaugurar cinco novos espaços de ensino, que vão acomodar 1960 alunos da rede pública, zerando a demanda por vagas no ensino fundamental e na educação infantil pré-escolar (para alunos entre 4 e 5 anos de idade). Com o crescente fluxo migratório para Canaã dos Carajás, a Secretaria Municipal de Educação vive o desafio de garantir o acesso à educação para todos. No total, os espaços somam 37 novas salas de aula ao município. Eles estão sendo preparados e os primeiros entram em funcionamento no mês de fevereiro.

Os locais contemplam salas climatizadas, mobiliários novos, espaço de cozinha, área de refeitório e espaços de convivência, respeitando as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O espaço atenderá crianças e jovens da educação infantil e fundamental com toda a estrutura pedagógica disponível no município. E continuam garantidos transporte escolar, alimentação de qualidade e acesso ao Programa Saúde na Escola, que realiza o acompanhamento clínico do alunos.

Alunos dos novos espaços de ensino terão merenda escolar de qualidade

Os espaços foram direcionados para bairros estratégicos do município visando diminuir impactos logísticos. O primeiro espaço fica no bairro Jardim das Palmeiras e atenderá alunos da Escola Benedita Torres; o segundo será no bairro Monte Castelo e vai atender os estudantes do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Raimundo Borges; o terceiro situa-se no bairro Pôr-do-Sol, agregando os alunos da Escola Tancredo de Almeida Neves; o espaço do Centro vai atender os matriculados do NEI Benedito Faustino; e o espaço do bairro Novo Horizonte contemplará os estudantes do NEI Irani Vieira da Silva.

Educação Especial terá novos monitores

Em fase de exames admissionais, os profissionais do Atendimento Educacional Especializado, que auxiliam em sala de aula alunos com deficiência, estarão a disposição na próxima segunda-feira (30). De acordo com a secretaria, as contratações garantem que todos os estudantes que necessitam do serviço sejam atendidos de forma integral.

Programa Saúde na Escola está disponível a todos os alunos da rede municipal de ensino

Construção de novas escolas e ampliações na zona urbana

Para aumentar a capacidade de acomodação dos estudantes,Canaã vai construir duas novas escolas de ensino fundamental: uma na VS-52 e a outra no bairro Bela Vista. Com 14 novas salas de aula, as unidades terão laboratórios de ciências e informática, consultório odontológico, pátio coberto, complexo poliesportivo com quadra coberta, vestiários, arquibancadas e quadra de areia. Em revitalização, as escolas Benedita Torres, localizada no bairro Novo Brasil e Tancredo de Almeida Neves, no Centro, estão em obras para reforma e ampliação.

Escola na VP-21, uma das primeiras do município, foi reformada e ampliada em 2021

Nova gestão reforça o compromisso com o ensino de qualidade

Recém-empossado, o secretário de educação Leonardo Cruz afirma que a grande missão da pasta é acompanhar o crescimento da cidade. “Hoje temos 14.477 alunos matriculados na rede pública de ensino. Esse número representa 19,3% da população de Canaã. É nosso dever cuidar dessas crianças e jovens que são o futuro do nosso município. Estamos comprometidos em garantir que quem chegue à cidade tenha a tranquilidade de ser matriculado. Os novos espaços estão chegando, as novas escolas também”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
0.93 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (14.75mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva