Domingo, 24 de Novembro de 2024 08:53
94992727888
Pará Pará

Agência de Defesa Agropecuária pesquisa a salmonella em granjas

É o primeiro monitoramento em estabelecimentos para o reconhecimento da presença ou ausência de salmonella em granja

06/05/2022 15h20 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Fiscal da Adepará colhe materiais para o reconhecimento da presença ou ausência de salmonellas em granja
Fiscal da Adepará colhe materiais para o reconhecimento da presença ou ausência de salmonellas em granja - (Foto: Divulgação)

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), por meio da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Santarém, realizou na última terça-feira (3), o primeiro monitoramento para pesquisa de salmonella em granjas de postura, que produzem ovos destinados ao consumo humano.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola e dos Organismos Aquáticos, Lettiere Lima, a pesquisa é de grande interesse para a saúde pública e saúde animal e atende às diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no que diz respeito à mitigação de riscos em granjas de postura.

O monitoramento foi feito em uma granja no município de Santarém, no oeste do estado. À frente da ação, a fiscal estadual agropecuária da Agência, a médica veterinária Andreza Scaff, em conjunto com o responsável técnico do estabelecimento. Houve coleta de material biológico das aves para acondicionamento e envio para o laboratório credenciado do MAPA. Foram cumpridas todas as normas de defesa agropecuária estabelecidas para a coleta dos materiais biológicos que serão analisados.

A produção avícola no Pará apresenta crescimento e é um segmento que contribui para economia
A produção avícola no Pará apresenta crescimento e é um segmento que contribui para economia - (Foto: Divulgação)

“Através dos resultados laboratoriais, a Adepará tem como fazer o reconhecimento da presença ou ausência dessas salmonellas que podem representar prejuízo tanto para a saúde animal quanto para a saúde humana'', explica a gerente do programa.

O objetivo do monitoramento é promover o fornecimento de alimentos aptos para o consumo humano e isso é realizado a partir de atividades de controle e preservação da saúde das aves na cadeia produtiva. “Há controle para que essa bactéria não contamine os ovos, salvaguardando a saúde pública”, enfatizou.

Foto: Divulgação

Com esse trabalho, o município de Santarém cumpre com mais uma demanda do MAPA representando o Estado do Pará, a nível nacional, começando um ciclo que vai se estender para outro polo avícola, que existe no Estado, na Região Metropolitana de Belém.  

A cadeia de produção avícola no Pará tem apresentado crescimento, sendo um segmento que vem alavancando a economia de muitos municípios paraenses. Há granjas de postura e granjas de corte registradas na Agência.

De acordo com a Adepará, são estabelecimentos, localizados, principalmente, na Região Metropolitana de Belém, em Castanhal e em Santarém. Daí, a importância da atuação da Adepará, no registro sanitário e na verificação das condições sanitárias.

“Hoje, consideramos como bom o nível sanitário dos estabelecimentos avícolas no que se refere ao manejo, ao desenvolvimento e à saúde das aves”, a médica veterinária Andreza Scaff.

A Adepará informa, ainda, que nas granjas de corte o monitoramento da bactéria existe desde 2016 e caso o resultado seja positivo, a Agência executa todo um protocolo sanitário a ser seguido para diminuir a incidência do patógeno e esse processo é acompanhado pelos fiscais agropecuários estaduais, que realizam o controle e o monitoramento sanitário das granjas, seguindo o plano do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

*Texto de Rosa Cardoso

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 07h02
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 39°

27° Sensação
0.39 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuva
Amanhã (26/11)

Mín. 22° Máx. 33°

Chuva