O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, no sudeste paraense, realizou ao longo da semana, a 5ª Feira dos Protocolos de Segurança do Paciente, iniciativa que reforçou boas práticas assistenciais entre os colaboradores da instituição.
A ação, finalizada na última quinta-feira (29), disseminou de forma lúdica entre os colaboradores da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, as seis metas de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que contribuem para a qualidade do serviço.
Durante a feira, organizada pela Comissão de Segurança do Paciente do Regional de Marabá, os colaboradores da instituição participaram de jogos educativos, exposições ilustrativas sobre a prática e execução dos protocolos, além de palestras educativas sobre as normas de segurança.
Daniel Henrique, enfermeiro responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), destacou que a aplicação dos protocolos de segurança do paciente na instituição é realizada seguindo diretrizes internacionais estabelecidas pela OMS.
"Adotamos diariamente em nossas atividades clínicas e assistenciais as seis metas: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, além da cirurgia segura, higiene das mãos e prevenção de queda e lesão por pressão", explicou.
O profissional ainda ressaltou que as ações da feira foram desenvolvidas em alusão ao mês em que é celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente, 17 de setembro.
Valdemir Girato, diretor hospitalar da Pró-Saúde, reforça que a iniciativa contribui com a melhoria do cuidado prestado na unidade, aprimorando a efetividade de ações que reduzem danos e prejuízo ao paciente.
"Aqui no Regional de Marabá, os protocolos de segurança são adotados regularmente por todos os profissionais que atuam na instituição, o que contribui para prevenção de eventos adversos relacionados à assistência, salvando vidas", destacou o gestor.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios no interior do Pará.
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuva