O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, ressaltou a relevância das eleições para a democracia brasileira. Em declaração na 5ª feira (29.set), o magistrado reforçou a importância dos eleitores comparecerem ao pleito, uma vez que o dia de votação é uma "grande festa" e não um "dia de ódio".
"Todos devem votar para que nós possamos manter uma tradição democrática brasileira construída desde a Constituição Federal de 1988. Dia de eleição é dia de festa. É a grande festa da democracia. Não é dia de ódio, de violência, de agressão", disse Moraes.
O ministro informou que, para evitar qualquer risco de violência ou desrespeito ao sigilo do voto, o TSE aprovou três medidas importantes. Uma delas é a proibição do uso de celular no momento do voto, para evitar que o eleitor sofra algum tipo de ameaça à liberdade de escolha, sendo "obrigado" a filmar o voto até o momento da confirmação.
Da mesma maneira, para garantir a segurança aos servidores da Justiça Eleitoral e aos mesários, Moraes reforçou que está proibido o porte de arma num raio de 100 metros das seções eleitorais, exceto no caso das forças de segurança. "Dia de votação não é dia de andar armado. A arma do cidadão, a arma do eleitor é o voto", frisou.
A terceira medida anunciada foi a proibição do transporte e da posse de armas pelos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) na véspera, no dia e no pós-eleição. A ação tem como objetivo impedir qualquer ameaça, concreta ou potencial, ao exercício do voto, bem como confrontos armados.
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas