Quarta, 27 de Novembro de 2024 17:52
94992727888
Cidades MEIO AMBIENTE

Canaã dos Carajás sedia Conferência Regional de Meio Ambiente nesta quarta-feira

Conferência reúne representantes dos municípios da região: além da anfitriã, Curionópolis, Parauapebas e Bom Jesus do Tocantins.

27/11/2024 14h45
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMCC
Foto: Carol de Andrade
Foto: Carol de Andrade

Canaã dos Carajás foi a sede da 2ª Conferência Regional de Meio Ambiente dos municípios da Região de Integração de Carajás, realizada nesta quarta-feira, 27, no auditório da Câmara de Vereadores. O tema central do evento foi “A Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”.

A conferência reuniu representantes dos municípios da região: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Bom Jesus do Tocantins. Além disso, foram convidados representantes da comunidade e da sociedade civil organizada.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás, Marcus Vinicius Nascimento, o evento representa uma oportunidade valiosa para discutir pautas com outros municípios. “Ao unir forças, a discussão se torna mais ampla, envolvendo diversos atores. Isso nos proporciona mais força para levar essa pauta a níveis mais altos e, quem sabe, encontrar soluções para os problemas locais que afligem nossa região.”, destacou Nascimento.

Foto: Carol de Andrade

 

Uma das questões apontadas pelo secretário é o problema das queimadas, que prejudicaram significativamente o município durante o período da seca, além do desmatamento. O secretário de Meio Ambiente do Município de Curionópolis, Fabrício Tunãs, enfatizou a problemática da mineração clandestina, realizada sem as devidas licenças ambientais.

“Quando as mineradoras estão devidamente registradas e possuem toda a documentação necessária, elas adotam práticas sustentáveis. Hoje em dia, isso é exigido pelo mercado. No entanto, existem aqueles que não atingem esse padrão e acabam gerando problemas significativos. A falta de práticas sustentáveis resulta em poluição hídrica e desmatamento acentuado.”, afirmou Tunãs.

Foto: Carol de Andrade

 

A Conferência tem como principal objetivo incentivar a ampla participação popular, especialmente das comunidades que vivem em condições vulneráveis. Os participantes discutiram cinco eixos temáticos: (I) Mitigação; (II) Adaptação e Preparação para Desastres; (III) Justiça Climática; (IV) Transformação Ecológica; e (V) Governança e Educação Ambiental.

Foto: Carol de Andrade

 

Segundo Sheila Bonifácio, gerente de articulação e municipalização de gestão ambiental do Governo do Estado, o objetivo é compreender os impactos das mudanças climáticas na sociedade local, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. “Estamos aqui para entender as problemáticas e elaborar propostas que ajudem a amenizar e mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas. Essas propostas serão integradas ao projeto nacional do plano do clima para o período de 2025 a 2037.”, ressaltou.

Foto: Carol de Andrade

 

Durante a conferência, serão elaboradas 10 propostas — duas em cada eixo temático — que serão sistematizadas para debate nas delegações que participarão da Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para março de 2025 em Belém, capital do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 17h02
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

26° Sensação
0 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (5.28mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/11)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuvas esparsas