Tuesday, 15 de October de 2024 00:23
94992727888
Pará CIDADANIA

Vice-governadora do Pará vistoria obras de construção da Usina da Paz do município de Tucuruí

Usinas oferecem mais de 70 serviços, que são prestados gratuitamente para a população que mais precisa

21/09/2024 09h51 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, fez uma visita técnica às obras de construção da primeira Usina da Paz do município de Tucuruí, no sudeste paraense, nesta sexta-feira (20). O projeto de implantação do novo complexo de cidadania do Governo do Estado segue avançando e já conta com mais de 54% dos serviços executados.

Durante a vistoria, a vice-governadora do Pará acompanhou de perto o avanço das obras no local e destacou que a instalação da primeira UsiPaz de Tucuruí é um sonho que está sendo construído.

Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

“Em breve, serão mais de 70 serviços prestados gratuitamente para a população que mais precisa, nas áreas do esporte, cultura, lazer, também na capacitação das nossas mulheres e na área de atendimento médico e odontológico. Por isso chamamos este projeto de Usina, porque é uma fábrica de oportunidades. É a construção do maior projeto de inclusão social do Brasil aqui em Tucuruí", declarou Hana.

Estrutura -Localizada na Avenida 7 de Setembro, bairro Nova Matinha, a Usina da Paz Tucuruí terá uma área construída com mais de 6 mil metros quadrados, garantindo conforto e qualidade no atendimento à população. A nova UsiPaz vai oferecer mais de 70 tipos de serviços gratuitos como emissão de documentos, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, reforço escolar, eventos culturais entre outros.

Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Seguindo o padrão das demais Usinas já entregues pelo governo estadual, o complexo também vai dispor de uma estrutura moderna e funcional, disponibilizando dois prédios principais, Usina e Assistência, onde serão ofertados serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, bibliotecas e salas de estudo, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, orientação jurídica, entre outros, além de áreas para a prática esportiva, cultural e de lazer, com ginásio poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, teatro, parque infantil e piscina, beneficiando os mais de 91 mil moradores da cidade de Tucuruí.

Atualmente, as equipes responsáveis pela obra trabalham na construção da quadra esportiva e na montagem em ferro das demais estruturas da Usina, além do revestimento cerâmico da piscina.

Geração de emprego -As obras de construção da nova UsiPaz Tucuruí estão gerando mais de 160 postos de trabalho, priorizando mão de obra local e gerando renda para a população.

“O trabalho está bastante avançado e estamos trabalhando para entregarmos a Usina o mais rápido possível para a população. Este é um investimento importante que, mesmo antes de ser concluído, gera emprego e renda no próprio município", concluiu a vice-governadora do Pará.

Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Usina da Paz -Os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país e já garantiram, desde 2021, mais de 6,3 milhões de atendimentos à população paraense.

Dentro do contexto da segurança pública, as Usinas da Paz têm contribuído para a redução da criminalidade. Somente no primeiro semestre de 2024, bairros atendidos pelos complexos estaduais obtiveram resultados expressivos, como a redução de 14,3% em crimes violentos no bairro Guamá, além da redução nos índices de roubo nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Jurunas, Condor, Guamá e Terra Firme, em Belém, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Além das 9 Usinas já em funcionamento, localizadas na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua e Marituba) e na região sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás), outras 28 já estão em construção, nos municípios de Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Isabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.

Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A expectativa é que, até o final do ano de 2026, o Pará tenha 40 novas Usinas espalhadas por diversos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.