Quinta, 21 de Novembro de 2024 10:19
94992727888
Política WLAD PEGA 12 ANOS

Ex-deputado federal Wladimir Costa é condenado a 12 anos de prisão; veja os 5 crimes

Decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) que aplicou multa de mais de R$ 175 mil e negou o pedido de recorrer em liberdade

10/09/2024 07h32 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: O Liberal
Ex-deputado federal Wladimir Costa foi condenado por diversos crimes como violência política de gênero, perseguição e violência psicológica contra mulher, entre outros (Agência Câmara)
Ex-deputado federal Wladimir Costa foi condenado por diversos crimes como violência política de gênero, perseguição e violência psicológica contra mulher, entre outros (Agência Câmara)

O ex-deputado federal Wladimir Costa foi condenado a 12 anos pelos crimes de violência política de gênero (4 anos de reclusão); perseguição (1 ano de reclusão); violência psicológica contra mulher (1 ano de reclusão); difamação majorada (1 ano de detenção); e extorsão (5 anos de reclusão). O Grupo Liberal solicitou posicionamento da defesa do ex-deputado e mantém o espaço aberto, caso haja retorno.

A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) e a sentença saiu, na noite desta segunda-feira (9/9). De acordo com o tribunal, a sentença deve ser cumprida, inicialmente, em regime fechado por superar oito anos de prisão e o direito de recorrer em liberdade foi negado. Ou seja, a prisão preventiva de Wlad foi mantida e ele permanece preso, desde abril deste ano.

Violência política de gênero (40 dias-multa no valor 1 salário mínimo por dia;
Perseguição (10 dias-multa à razão de 1 salário mínimo por dia);
Violência psicológica contra mulher (10 dias-multa de 1 salário mínimo por dia);
Difamação majorada (12 dias-multa de 1 salário mínimo por dia);
Injúria majorada (12 dias-multa de 1 salário mínimo por dia);
Extorsão (40 dias-multa à razão de 1 salário mínimo por dia);
 

Prisão 

Em 18 de abril de 2024,, Wladimir Costa foi preso pela polícia no Aeroporto Internacional de Belém (PA), acusado de cometer crimes eleitorais e de ofender a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA) em redes sociais. À época, a prisão preventiva foi autorizada em razão da prática reiterada de violência contra Nicodemos em redes sociais.

Por ocasião da prisão, o Tribunal Regional Eleitoral também ordenou a exclusão das postagens em redes sociais que motivaram o mandado de prisão. Em abril, no mesmo dia da prisão, a deputada Renilce divulgou uma nota comentando sobre o caso. Ela disse ter sido vítima de "toda sorte de crimes" de Costa contra ela, há seis meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
As últimas informações sobre a política no Brasil, no Estado e nos Municípios, além de notícias dos bastidores.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 09h02
29°
Tempestade de areia

Mín. 22° Máx. 33°

33° Sensação
0 km/h Vento
69% Umidade do ar
92% (0.52mm) Chance de chuva
Amanhã (22/11)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuvas esparsas
Amanhã (23/11)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuvas esparsas